Fusca

Fusca

sábado, 21 de agosto de 2010

HAZET

Estande da Hazet nos anos 50.

A empresa HAZET, sediada na Alemanha, foi fundada em 1868 por Hermann Zerver. HAZET é uma composição da pronúncia, em alemão, das letras iniciais de seu fundador: HA (de Hermann) e ZET (Z de Zerver). A fábrica existe até hoje e é reconhecida mundialmente pela qualidade de suas ferramentas.

Hermann Zerver. Fundador da empresa.

No início da década de 50, a Hazet criou uma caixa de ferramentas específica para o Fusca. A caixa se encaixava no pneu sobressalente do besouro, exceto pelas últimas versões, que passaram a ter formato retangular). Inúmeras dessas caixas de ferramentas foram importadas para o Brasil, disponível, inclusive, na rede autorizada VW.

Caixa de ferramentas Hazet instalada no pneu sobressalente do Fusca.

A caixa Hazet, como ficou conhecida, continha as ferramentas essenciais para alguma emergência ou para manutenção básica, que - como era comum na época - podia ser feita pelo próprio proprietário do VW Sedan. 

VW Kombi utilizada pela Hazet.

A caixa Hazet possuía tamanhos e ferramentas diferentes a depender da época em que foi produzida. Até outubro de 1952, era redonda e com encaixe traseiro maior por conta da roda com aro de 16'.

Posteriormente, o suporte traseiro de encaixe no estepe ficou ligeiramente menor tendo em vista que o Fusca, a partir do lançamento do modelo Zwitter, passou a ter rodas de 15'. Mais tarde, no final dos anos 60, a caixa de ferramentas passou a ser retangular e não mais se encaixava no estepe (normalmente usada pelos Type 3).

Foi um acessório vendido nas concessionárias VW.

Quando vendido as concessionárias, o logo VW era estampado na caixa de ferramentas. A logomarca da VW era pintada em branco e a caixa na cor preta. A Hazet, contudo, vendia esse equipamento também fora da rede autorizada, porém sem o logo VW. Nesse caso a caixa possuía apenas a inscrição "Hazet Tourist" e a caixa era pintada num tom de cinza escuro.

Anúncio de época da HAZET.

Todas as ferramentas da caixa continham a inscrição Hazet engravada na própria ferramenta. Além disso as ferramentas tinham também um pequeno adesivo d'água com a marca Hazet. Esse adesivo é muito difícil de se encontrar nas ferramentas que sobreviveram aos anos, porém, quando saiam da fábrica, elas tinham esse pequeno decalque.

Anúncio de setembro de 1957.

As ferramentas eram feitas de cromo-vanadium e sua configuração foi mudando ao longo do tempo, à medida em que o Fusca evoluía. Os cabos das chaves de fenda e a pequena chave Philips eram de madeira e pintados em azul.

Caixa de ferramentas para o Fusca em catálogo da empresa.

A Hazet também produziu ferramentas para uso em oficinas mecânicas (incluía caixas completas de ferramentas, quadros de ferramentas, armários e carrinhos de assistência), que incluía, além das mais diversas chaves, alicate expansor para anéis de pistão, sacador de calotas, alicate para instalação dos botões do painel do Fusca, chave para regular o cabo de embreagem, etc. Os carrinhos de assistência Hazet eram, inclusive, utilizados pela rede autorizada em suas oficinas.

O produto Hazet em catálogo de acessórios oficiais VW.

A caixa Hazet ostentava o logo da empresa quando vendida fora das concessionárias VW.

Para renovar a caixa de ferramentas, alguns proprietários repintavam a caixa Hazet em cores diversas.

Carrinho de assistência Hazet.

Carrinhos de assistência Hazet usados em concessionária VW.


Caixa Hazet para guardar ferramentas diversas.

Quadro de ferramentas Hazet para oficinas mecânicas. Todas as ferramentas são próprias para serem usadas na manutenção e reparos do Fusca.

A caixa Hazet era um dos acessórios realmente úteis ao Fusca. Atualmente, uma caixa completa da Hazet - apesar de não ser um item tão raro assim - custará ao interessado alguns bons trocados.

3 comentários:

  1. Esse é um acessorio maravilhoso para os apaixonados por fusca. Belo e funcional.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma bela matéria, mostrando como acessórios tão práticos como o próprio fusca foram sendo adicionados ao mesmo, que sempre se destacou por ter tudo sempre no lugar certo. Não conhecia o modelo retangular. Pela época em que foi lançado, suponho que tenha sido para os modelos de 68 em diante, visto que já saiam com rodas de 4 furos. Meus parabéns, com atraso, pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. Olá, vocês tem idéia de quanto custa uma caixa com as ferramentas originais alemãs do fusca 1957?
    Exatamente iguais as que estão nesse site?
    Obrigado.

    ResponderExcluir