Fusca

Fusca

domingo, 12 de setembro de 2010

CONSOLES

Anúncio de dezembro de 1968.

A Fábrica de Maçanetas Universal, além de fabricar as maçanetas internas e externas para o fusca, desenvolveu um console que era encaixado no túnel do fusca. GT. Esportivo. De época. Raro. 1969.  "O bom senso em autómovel", slogan da Volkswagen aqui no Brasil desde o início dos anos 1960, ainda ecoava na mente de todos, inclusive dos publicitários, mesmo 10 anos depois. Interessante que o console GT da Universal possuia, além do buraco para encaixe da alavanca de câmbio, o buraco para saída do botão de regulagem do ar quente do fusca (observe esse detalhe no anúncio acima).

Na foto acima, em anúncio de novembro de 1969, percebe-se outro acessório: um bloqueador com chave, instalado no freio e mão do fusca. Substituia o botãozinho original do freio de mão. Uma vez puxado o freio de mão, a alavanca só "desce" destravando-a com uma chave. Inteligente e de fácil instalação. Item de segurança da época.
 
 Console original da Universal feito para a linha VW. O console acima tinha o acabamento imitando jacarandá. Fica perfeito numa Variant, TL, Karmann-Guia a partir de 1969 ou no Fusca 1500 fabricado entre 1970-1973.

 O logo GT da Universal no console.

O logotipo da Universal na base do console.

A Universal fabricava ainda outros tipos de console para o fusca, maiores, que se encaixavam embaixo do painel, permitindo a colocação de rádios ou outro acessório. Normalmente vinha com porta-trecos com chave, visando dar maior segurança aos objetos nele guardados. Acima, anúncio de dezembro de 1969.
 
Acima, outro anúncio de julho de 1972, de um console instalado num fuscão (VW Sedan 1500). Reparem no tamanho da manopla de câmbio. Na época era muito comum substituir a manopla original por outra, visando mudar o visual do fusca.
 
Acima, um console feito especialmente para o Karmann Guia. Era um grande diferencial, pois o console era longo, encaixando-se embaixo do painel, fazendo o acabamento até o freio de mão e terminando entre os dois bancos dianteiros. Repare, ainda, na manopla de câmbio. Anúncio de maio de 1972.
 
A Universal fez também consoles para a linha Variant e TL, e Zé do Caixão. Acima, anúncio de junho de 1971. Observem que, no console, estão instalados rádio e toca-fitas de cartucho. No lugar onde originalmente o rádio era instalado, estão dois relógios adicionais.
 
Acima, console da Universal, na cor marrom, feito para o Fusca com interior monocromático. Esse console vinha com uma coifa para a alavanca de câmbio. 
 
A Universal, no final dos anos 70, passou a chamar-se UNIVEL. 
 
Identificação do modelo UNIVEL, localizada na parte interna do console do Fusca. Percebe-se que a empresa, além do Fusca, fabricava consoles para a Brasília, Gol, Passat e Fiat.
 
A nova razão social da Universal: UNIVEL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.. 
 
A identificação do modelo de veículo a que se destina o porta-objetos: VW Sedan com Coifa Marron.
 
Acima, foto de uma Variant, com um console instalado em concessionária autorizada no longínquo ano de 1973 (foto e carro by Crispiló).
 
E agora, uma verdadeira aula sobre consoles, sua utilidade e instalação. Com a palavra, a própria Universal (novembro de 1972).
 
Acima, console feito pela Karmann Ghia para uso no fusca e no próprio Karmann Ghia. Note que a parte superior do console possui o tradicional emblema da Karmann. Que raridade! No anúncio, o console encontra-se instalado num fusca.
 
Anúncio de março de 1968, onde se vê o console da Karmann instalado num fusca. O anúncio é da Pirani, casa de acessórios dos anos 60 em São Paulo.
 
Console feito especialmente para a Variant, em fibra de vidro, à venda nas lojas Rede Equipamentos Automobilísticos Ltda., de São Paulo. O anúncio é de setembro de 1970.
 
A KAMEI, empresa alemã, fornecedora de acessórios para a Volkswagen, também desenvolveu consoles para o fusca. Acima, anúncio da americana POLY PAD IMPORTS, de maio de 1968, com dois modelos de consoles e um cockpit, todos feitos pela KAMEI. O cockpit servia como um receptáculo para colocação de relógios adicionais.
 
Console feito pela alemã KAMEI.
 
 
Identificação da KAMEI no console.

3 comentários:

  1. adorei a materia, não encontrava nada a respeito de consoles antigos, parabens! me add ao msn, vamos trocar informações sobre acessorios antigos. ft abçss
    sergiokazu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Aonde acho esse console para instalar na minha TL 73 evanrabello@gmail.com

    ResponderExcluir