Fusca

Fusca

domingo, 19 de setembro de 2010

FLAGPOLE, BALIZA

Acessório muito comum nos EUA e Alemanha, tinha por finalidade precípua auxiliar nas manobras em lugares estreitos. Por isso era normalmente utilizado no para-lama do lado direito (lado carona), local onde o motorista tem maior dificuldade de visão.
                  
É muito fácil de ser instalado, pois é apenas parafusado na parte interna do para-lama (parafusado sob pressão, não precisa furar a lataria, o que é uma vantagem).

Tinha também outra função, pois tais balizas vinham, quase sempre, com 2 (dois) prendedores onde o motorista podia colocar uma bandeirola se assim o quisesse: da própria VW ou de sua cidade por exemplo. 
    

Era um acessório oficial, oferecido nas revendas da VW e consta dos catálogos de época.
       

Podia ser iluminado, ou seja, a ponta acendia à noite. A fiação corria por dentro da baliza. No detalhe a fiação passando por baixo do para-lama:
                            

O mais inusitado, porém, foi feito pela HUMA, empresa alemã, onde a baliza tinha um espelho.
Podia ser colocado tanto do lado do motorista quanto do lado do passageiro.
Como até 1968 o fusca não vinha de fábrica com espelho retrovisor externo, essa era uma, dentre as diversas opções, de espelho oferecido na época. O anúncio da HUMA é de fevereiro de 1955:
 Outra baliza feita pela HUMA:
                   
Abaixo, alguns carros com o acessório instalado. Atualmente são feitas reproduções do acessório, porém, o mais charmoso é ter um legítimo, feito na época.
Abaixo, foto antiga com a baliza instalada:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário