Fusca

Fusca

domingo, 3 de outubro de 2010

BERND REUTERS


Bernd Reuters (1901-1958)

Os prospectos de venda criados pela Volkswagen nos anos 50 constituem-se em verdadeiras obras de arte. Quem já teve a oportunidade de manusear esse material sabe do que estou falando. Porém, o grande responsável pelo sucesso desses prospectos e, sem dúvida nenhuma, pelo aumento de vendas da Volkswagen, é o artista alemão Bernd Reuters, autor das ilustrações desse material.

Ilustração feita por Reuters para a Opel em 1938.

Reuters nasceu em Berlim em 1901, onde formou-se na Universidade de Artes, publicando, os primeiros desenhos no Jornal da Sociedade de Berlim. A partir de então alcançou notoriedade com ilustrações do automóvel em revistas e folhetos para vários fabricantes alemães. Ele trabalhou para a Opel, Hansa, Ford, Roehr, Auto Union, Lincoln, Opel e Adler. 


Reuters em plena atividade com uma ilustração do Fusca ao fundo.

A fama de Reuters foi se espalhando pela Europa. Chegou, inclusive, a trabalhar para a Morris, da Inglaterra.

Reuters desenvolveu seu estilo próprio, influenciado pelo mundo simplista da "Art Deco". Os desenhos de Reuters despertavam o desejo do público pelo carro. O automóvel, nas mãos de Reuters parece estar vivo, em movimento, tinha linhas elegantes e, ao mesmo tempo, esportivas.


Em 1943, durante a segunda guerra, o estúdio de Reuters foi bombardeado em Berlim. Muitos de seus desenhos e esboços originais foram destruídos. Por conta desse episódio, a sede de seu estúdio foi transferida para Brandemburgo. Após a Segunda Guerra Mundial, mudou-se para Hamburgo, onde acelerou seus trabalhos à mesa de desenho.


O estilo inimitável da Reuters era altamente apreciado. Ele chamava a atenção do público, suas ilustrações eram coloridas e mostravam pessoas alegres e dispostas a comprar um carro novo.


Porém, Reuters sempre será lembrado pelas ilustrações que fez do Fusca, pois, nos últimos anos de sua vida trabalhou exclusivamente para a Volkswagen, onde, além dos prospectos, contribuiu com o departamento de design da VW e esteve envolvido na concepção de stands de exposição.



Como a Volkswagen editava anualmente novos catálogos, em razão das sutis alterações que o fusca e kombi sofriam, Reuters teve sempre renovada sua capacidade de inovar suas ilustrações.


Reuters transformou o pequeno besouro em um carro esporte fino, elegante, requintado e mais atrativo do que realmente era. Para os admiradores do fusca ele sempre será lembrado por esses desenhos.


Embora Bernd Reuters tenha morrido em 1958, os prospectos da VW ainda eram feitos inspirados nas em suas ilustrações. Desde 1956 os desenhos dos prospectos foram feitos por um artista chamado "Preis".

O esforço para preservar o estilo de Reuters é óbvio. Inclusive várias ilustrações pós-56 ainda continham a assinatura de Reiters. Há quem diga que os desenhos de Preis não eram tão bons quanto os feitos por Reuters. Questão de alma!




Reuters morreu cedo, com a idade de 56 anos, no dia 6 de julho de 1958, em razão de um ataque cardíaco. Sua contribuição para a disseminação da marca Volkswagen no mundo foi decisiva.





Um comentário: