Fusca

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sábado, 2 de outubro de 2010

DESEMBAÇADOR

1954. Desembaçador do tipo bastão instalado em um fusca oval.

Como se sabe, a circulação de ar do fusca sempre foi um problema, pelo fato do carrinho não ter um sistema de ventilação forçada. Seria exigir muito para um projeto dos anos 30 que sofreu poucas modificações conceituais ao longo dos anos. O ar quente do fusca, principalmente para os padrões europeus e americanos, nunca foi suficientemente eficiente. Aí surgiu o desembaçador elétrico, acessório de grande valia utilizado nos fuscas e que auxiliava a desembaçar os vidros, por meio do aquecimento de uma serpentina.

 Desembaçador instalado no vigia (vidro traseiro) de um fusca oval, em foto de 1960.

Em catálogo de época. O mais conhecido desembaçador alemão foi feito pela NORDLAND.

Detalhe de desembaçador feito pela NORDLAND, 6v. A base combinava com os botões do painel do fusca.

Os modelos do tipo bastão normalmente vinham com um plug, que era conectado a uma tomada de força (do acendedor do cigarro, por exemplo).

Foram fabricados em 6 ou 12v.

 
 A maioria dos desembaçadores dos anos 50/60 eram fixados nos vidros por sucção.

Os materiais utilizados na fabricação dos desembaçadores eram os mais diversos, desde o metal ...

 
... até o plexiglass.

 
Os desembaçadores vinham com um botão de liga/desliga. O modelo acima podia ser instalado, também, em vidros curvos (no fusca, o vigia, por exemplo).

Anúncio de outubro de 1972 de dois tipos de desembaçadores elétricos importado pela DINAFLOY, instalados no vigia da Variant. Anunciavam o modelo bastão e o auto adesivo.

Modelo tipo bastão instalado no pára-brisa do fusca (por sinal, super acessorizado ....)

 
Modelo bastão instalado no painel de um fusca split.


Havia um outro modelo, bastante interessante, feito nos EUA, que não tinha a forma de um bastão, mas de uma bandeja. Era feito em vidro transparente para que, quando instalado no pára-brisa, por exemplo, não prejudicasse a visão do motorista.

Era feito pela empresa CASCO e fixado por sucção.

 
Modelo tipo bandeja, da CASCO, instalado num fusca.

Modelo bandeja fabricado pela americana FULTON (The Fulton Company, de Milwaukee, Wisconsin.

Catálogo da empresa alemã Stahlgruber (1953/1954, Winter Katalog) com diversos modelos de desembaçadores: do tipo bandeja, feito pela NORDLAND e modelo bastão, feitos pela WIKO e ISBA (Isba-boy).

Catálogo da NORDLAND dos anos 40, com uma bela imagem do desembaçador instalado no pára-brisa.

NORDLAND era uma empresa sediada na Alemanha.

O acessório é muito antigo, tendo sido criado nos idos de 1910, aproximadamente.

Observe o desembaçador instalado no carro.

Havia dois modelos de desembaçador de pára-brisa feito pela NORDLAND: um ocupava toda a extensão do pára-brisa; o outro, apenas o lado do motorista. Acima, observe um desembaçador inteiriço.

Detalhe da tomada do desembaçador, para ser conectada na elétrica do veículo.

Vista longitudinal do desembaçador da NORDLAND.

Embalagem original da NORDLAND com o desembaçador inteiriço.

Detalhe da bela dama desfrutando o máximo de visão de dentro do veículo, a despeito da neve do lado de fora!

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