Fusca

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sábado, 16 de outubro de 2010

REGULADOR DE VOLTAGEM

Originalidade. Para quem é detalhista, interessante começar a observar, também, os aspectos de originalidade do motor dos Fuscas. Não tenho dúvidas que o proprietário que pretende ver seu Fusca reconhecido como original, com placa preta e que tais, deve ficar atento aos detalhes do motor.

Comecemos pelo regulador de voltagem. Nos Fuscas alemães, o regulador de voltagem sempre será na cor preta e sempre instalado em cima do dínamo. Sempre será da marca Bosch e  sempre será 6 volts. Nos Fuscas nacionais, o regulador podia ser da marca Wapsa ou Bosch. Para sabe um pouco mais da função do dínamo e regulador de voltagem acesse: http://opasgarage.blogspot.com/search/label/DINAMO.


Até dezembro de 1953, o regulador é conhecido como regulador "D", em função de seu formato. Era vincado em cruz na parte superior.

Motor de Fusca com o regulador "D" instalado sobre o dínamo.

Regulador "D" novo, ainda na caixa original da Bosch.

A partir de janeiro de 1954 até julho de 1955, o regulador de voltagem mudou de formato. Ficou arredondado, com o logo da Bosch na parte superior.

Motor de Fusca 1954 com o regulador redondo.

A partir de agosto de 1955 o regulador mudou de forma novamente, ficou quadrangular.

Regulador quadrado no motor de um Fusca 1959. A partir de 1966, a tampa do regulador de voltagem passou de preto para a cor prata.

Fusca 1963, 6 volts, com sistema elétrico Wapsa.

Fusca 1967 como motor 1.300.

Tendo em vista a introdução de um novo motor em 1967, de 1300 cm3, e, por consequência, de um novo carburador Solex 30 PIC, o regulador de voltagem passou a ser fixado sobre o dínamo com uma leve inclinação à direita. Essa mudança foi necessária para permitir a instalação da válvula da marcha lenta, novidade na linha 67. Essa mudança ocorreu a partir do primeiro motor 1300, que recebeu o nº BF 10016.

Em 1968 ocorreu mudança do local do regulador de voltagem.

Em 1968 o regulador mudou sua voltagem: agora passou a ser de 12 (doze) volts. E também mudou o local de sua instalação: saiu de cima do dínamo para o lado direito do banco traseiro do Fusca, próximo ao túnel central.

Fusca 1973 com o regulador de voltagem instalado do lado direito do banco traseiro. Uma cobertura de material betumado protegia o equipamento.

Fusca com regulador de voltagem em local incorreto, fora do padrão original.

 Fusca 1974: regulador passou para o lado esquerdo, mais próximo à bateria.

A partir do modelo 1974, o regulador de voltagem mudou novamente de posição: agora ficou mais próximo da bateria, do lado esquerdo do veículo. Se você quiser algo ainda mais detalhado, os reguladores de voltagem possuem códigos na base que identificam o período que foi fabricado.

Na base do regulador observa-se a inscrição RS/TAA 160/6/1. Isso significa que essa série foi fabricada entre agosto de 1955 a julho de 1959.

Eis a TABELA:
Regulador Redondo - RS/TA 160/6 A 3 1/54 até 7/55
Regulador quadrado: RS/TAA 160/6/1 12/55 até 7/59
Regulador quadrado: RS/TAA 180/6/4 de 8/59 até 12/63
Regulador quadrado: 0 190 213 032 de 12/63 até 7/65

Você quer dar um passo adiante em relação à originalidade do seu Fusca? A Bosch possuia códigos de identificação do mês e ano de fabricação de seus produtos. Esse código é constituído de um número (1 a 12) que indicava o mês de fabricação, seguida de uma letra (A a Z), que indicava o ano de fabricação. Essa lógica funciona de 1945 a 1963. Veja tabela abaixo:

ANO DE FABRICAÇÃO:
1945=A, 1946=B, 1947=C, 1948=D, 1949=E, 1950=F, 1951=G, 1952=H, 1953=J, 1954=K, 1955=L, 1956=M, 1957=N, 1958=P, 1959=Q, 1960=R, 1961=S, 1962=T, 1963=U

MÊS DE FABRICAÇÃO:
1=janeiro, 2=fevereiro, 3=março, 4=abril, 5=maio, 6=junho, 7=julho, 8=agosto, 9=setembro, 10=outubro, 11=novembro, 12=dezembro.

Exemplo: Repare na base do regulador da foto acima. Está inscrito o código alfanumérico 12L. Assim 12=dezembro, L=1955. Portanto, esse regulador foi fabricado pela Bosch em dezembro de 1955.

4 comentários:

  1. Qual seria o regulador correto para o fusca 66, primeira fase ?

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    1. oi, havia dois sistemas eletricos: Bosch e Wapsa (este mais raro). Vc. precisa ver o motor de partida e dinamo do teu fusca. Se for Bosch, o regulador é Bosch. Se for Wapsa, o regulador é Wapsa. O modelo é igual ao do regulador do 59 mostrado neste post, montado sobre o dínamo.

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  2. Opas, sabe informar a partir de que mês o regulador deixou de ter a tampa preta em 66? Agradeço desde já!

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