Fusca

Fusca

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CAÇA MULATA DE PÁRA-BRISA


Chamo de spotlight o que aqui no Brasil é conhecido como caça-mulata.Trata-se de um farol auxiliar, que possui um sistema móvel permitindo o direcionamento manual da luz por parte do motorista. Existiam uma variedade deles, porém, vamos abordar nesse tópico os spotlights de pára-brisa. São assim conhecidos  pelo fato de serem fixados na parte interna do pára-brisa.

Foram fabricados pelas alemãs Helphos e Hella e, aqui no Brasil, pela Polimatic.

Os caça-mulatas da Helphos são extremamente antigos, feitos desde os anos 50. Acima, anúncio do produto ínstalado no pára-brisa de um fusca split.

A grande vantagem desse spotlight é que o foco de luz podia ser direcionado ao local desejado sem precisar abrir o vidro da porta. 

Possuiam um potente sistema de sucção. Uma vez instalado era difícil de tirá-lo do lugar. Tanto é assim, que a lâmpada era trocada sem a retirada da base onde ficava a borracha de sucção.

Eram oferecidos em diversas cores, porém o mais comum era o marfim, preto e cinza claro.


Acima, um Helphos preto. Fica perfeito nos fuscas do início dos anos 70.

Acima, um Helphos bordô.

Helphos verde. Muito raro nessa cor!

 
Podia ser instalado diretamente na corrente elétrica do carro ou por meio meio de uma tomada de força, tais quais as usadas para o acendedor de cigarro.


 Os spotlights feitos pela Helphos permaneceram com o mesmo lay-out ao longo dos anos. A Hella, porém, teve diversas alterações no design de seu caça mulata.  Acima, perceba a diferença entre um Helphos (esquerda) e um Hella (direita).


Acima, anúncio da Helphos de abril de 1966.

O Helphos instalado num fusca conversível.


No Brasil, esse caça mulata foi pela Polimatic. Era cópia fiel do Helphos, sem tirar nem por (inclusive o manual de instruções, que, contudo, era em português).

Acima, o spotlight (ou farol manual, como a Polimatic o chamou) instalado num fusca 1960 (do amigo Ari), aqui de Curitiba.

 
Além da utilidade, é uma bela peça de decoração automotiva vintage.

 
  
Acima, o Manual de Instruções para instalação do caça-mulata da Polimatic.

 Possuia uma lâmpada especial, potente e própria para o equipamento. A lâmpada era oferecida em 6v ou 12v.



Havia, ainda, a opção de lâmpada amarela.

Acima, kit básico incluia inclusive glicerina para colocar na borracha e facilitar a sucção.


 O caça mulata num fusca split.

Acima, catálogo dos anos 50 com o spotlight num fusca split:

Acima, capa da Revista alemã Das Auto Motor und Sport, de 1952, com o spotlight da Helphos, ligado diretamente na corrente elétrica do carro.

Instalado num fusca oval.

Instalado nos fuscas fabricados a partir de agosto de 1957 (vigia quadrado).


Acima, foto de outubro de 1966, com o spotlight instalado no fusca.

O farol manual foi fabricado até o início dos anos 70. Acima, catálogo oficial de acessórios da VW datado de 1972, oferecendo um spotlight feito pela Hella, na cor cinza.

O spotlight típico dos anos 70 da Hella instalado num fusca.

 Vista do spotlight do lado de fora do fusca.


Catálogo da Hella onde se pode perceber o fusca, o spotlight de pára-brisa, faróis de milha e a luz de ré, principais acessórios fabricados pela empresa alemã na época.

 
Havia outros dois modelos, de multi-uso, podiam ser instalados tanto no pára-brisa quanto em qualquer outro lugar do veículo. Constava dos catálogos de acessórios de época, inclusive os oficiais da VW.

Também eram fixados por sucção. 

Catálogo dos anos 50 com o spotlight. Era usado também como uma luz de emergência, para iluminar o capuz dianteiro, o motor ou mesmo trocar o pneu à noite.

 
 
Estes dois últimos modelos são extremamente raros, muito difíceis de serem encontrados. Já o Helphos e o Hella são mais fáceis de serem achados. Igualmente difícil de encontrar é o nacional feito pela Polimatic, este uma verdadeira raridade por aqui.

2 comentários:

  1. Muito Interessante esse acessório de época!

    ResponderExcluir
  2. Possuo um Polimatic em meu 66 "modelinho", mas preciso da lâmpada especial em 6v. Coloquei um que comprei no mesmo formato, é também 6v mas não parece tão forte quanto era a original. Sabes onde encontro?

    ResponderExcluir