Fusca

Fusca

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

VELOCÍMETRO COM HODÔMETRO PARCIAL

Disponível desde o início dos anos 50, o velocimetro com hodômetro parcial é um acessório bem procurado e díficil de ser achado. Eram fabricados pela VDO e oferecidos como acessórios nas revendas VW da época, inclusive aqui no Brasil. Esse velocimetro possui um segundo hodômetro adicional (parcial) e um botão que é girado para "zerar" o hodômetro parcial. Assim, era possível marcar a kilometragem percorrida em determinado trecho, por exemplo.

Eram feitos pela VDO. Já existiam para serem usados pelos fuscas da era split (velocímetro com fundo marron):

Posteriormente, começou a ser fabricado com o ponteiro de acrílico, igual ao ponteiro do velocimetro original.

Abaixo, anúncio da VDO de 1955, onde, dentre os demais acessórios oferecidos pela empresa (relógio, marcador de combustível e medidor da temperatura do óleo do motor), destaca-se o velocimetro com hodômetro parcial. Em um fusca oval!

Mais tarde (início anos 60), quando a VW mudou o ponteiro do velocímetro para branco, a VDO mudou também o ponteiro do acessório.

Foi oferecido também para a Kombi:
 

O velocímetro com hodômetro parcial para Kombi, com ponteiro de acrílico, é tão raro que figurou na coluna Rarest of the Rare, da Revista Hot VWs, na edição de julho de 1987:
Era um acessório útil e que não descaracterizava o fusca, pois pouco perceptível ao primeiro olhar. Hoje em dia quase todos os carros modernos possuem no velocimetro um hodômetro parcial. É comum. Porém, nos anos 50, ter um velocímetro com essa funcionalidade era para poucos.

4 comentários:

  1. Achei no Mercado Livre um velocímetro VDO, Indústria Brasileira, com odômetro parcial, e até 180 Km/h. O botão de reset do odômetro parcial é do lado direito. Nunca tinha visto um desses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esses velocimetros não são antigos, são feitos atualmente com a adição do hodometro parcial.

      Excluir
  2. Rudi... temos um aqui original VDO que marca 140 e tem ponteiro de acrílico... sera que é raro?

    ResponderExcluir