Fusca

Fusca

domingo, 6 de fevereiro de 2011

BOTÃO DE BUZINA COM RELÓGIO

Os relógios de Fusca são itens raros e caros. Considerando a saga do besouro no Brasil (de 1950 a 1996), apenas os Fuscas split, fabricados entre 1950 a outubro de 1952 (modelos exportação, de luxo) vinham com relógio de fábrica. Aqui no Brasil apenas séries especiais vinham com relógio de fábrica (Série Ouro, por exemplo).

 
O curioso é que no split, tanto o acerto das horas quanto o acionamento do mecanismo a corda era feito por um botão que ficava dentro do porta-luvas.

 O uso do relógio proporcionava ao Fusca um ar de sofisticação. A depender do modelo, o relógio era instalado em diversos lugares do Fusca (na coluna de direção, porta luvas, painel, espelho retrovisor, embaixo do painel, etc) Nesse tópico abordaremos o relógio, acessório de época, que substituia o botão de buzina original. Um dos primeiros modelos desses relógios foi fabricado pela empresa alemã Metallwarenfabrik (Mekra), para substituir o o botão original do volante do Fusca split (volante asa de morcego).

Relógio MEKRA.

Relógio MEKRA (foto by PIA, Germany).

Em outubro de 1952, com o modelo Zwitter, a Volkswagen mudou o lay-out do velocímetro, que passou a ser instalado na frente do motorista, atrás do volante. A Mekra, em função dessa mudança, mudou  o fundo do seu relógio, de modo a combinar com o fundo do velocímetro do Fusca. 

Relógio Mekra instalado num split. Foto da Revista alemã Gute Fahrt de janeiro de 1955.

O relógio num volante asa de morcego em catálogo dos anos 50.

video
Esses relógios eram movidos a corda. Normalmente uma corda completa deixava o relógio funcionando  durante oito dias. No Mekra, curiosamente, a corda é dada girando todo o corpo do relógio. Veja vídeo acima (by PIA, Germany).

 
Outra empresa alemã, a Kunika, também colocou no mercado o seu relógio para substituir o botão de buzina do Fusca. A máquina do relógio era da Anker. Os modelos abaixo são para os volantes corcunda de 56-59.

 
Repare na linda moldura azul do relógio.

 
O botão lateral para ajuste de horas e acionamento da corda.

 
Relógio Kunika na Revista alemã Gute Fahrt.

Tanto o relógio Kunika quanto o Mekra possuiam um botão que, acionado, acendia uma luz para que o motorista pudesse, à noite, ver as horas. O botão era ligado na corrente elétrica do carro para permitir a presença de discreta luz no relógio.

A foto acima foi tirada no encontro de Águas de Lindóia de 2010.

 
O vendedor estava pedindo na ocasião valor de R$ 1200,00 pelo relógio.


Outro modelo do relógio, desta feita com o fundo preto. Era para ser usado no volante da Kombi.

Obviamente, o relógio da Kunica não podia faltar na coluna Rarest of the Rare, da Revista Hot VWs. Acima, edição de julho de 1987.


Anúncio de fevereiro de 1964.

Com a chegada do volante cálice (Fuscas a partir de 1959, 2a. série), os fabricantes mudaram o botão de forma a permitir o encaixe no novo formato do volante. No Brasil também esses relógios foram vendidos. Veja anúncio acima, de fevereiro de 1964: Relógio ROUEN, feito por Gerson Artes  Metálicas.


Botão com relógio de horas da marca KIENZLE, para o volante cálice.

O botão acima foi encontrado aqui no Brasil. Foi feito para encaixar no volante tipo cálice. O relógio era da marca Kienzle, tradicional empresa alemã no ramo de fabricação de relógios, e que normalmente fornecia relógios para a Volkswagen.

Outro modelo de botão com relógio. Fundo branco e mecanismo KIENZLE. Para volante cálice.

Para volante cálice: moldura preta e relógio da marca Relation (suíco).

Nos EUA foi feito um botão de buzina com relógio genérico, pois servia em vários carros, do Cadillac ao Volkswagen.

Havia um outro relógio, de nome BENRUS, fabricado no EUA, que, originalmente, não foi feito para ser usado em um Fusca. Porém, foram feitas adaptações na base do relógio para que servisse nos volantes de Fusca. A empresa Koch's fez essas adaptações da base do Benrus para que fosse possível instalá-los nos volantes de Fuscas, quer originais, quer em volantes tipo banjo.

 
O nome Benrus é um acrônimo do nome do fundador da empresa, Sr. Benjamin Lazrus. Se quiser conhecer um pouco mais sobre outros tipo de relógio para serem usados no Fusca, acesse o link: http://opasgarage.blogspot.com/2011/09/relogio-de-painel-1957-1961.html.

Um comentário:

  1. E esse relogio velocimetro ?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-575361817-relogio-para-volante-k-ghia-fusca-_JM

    ResponderExcluir