Fusca

Fusca

domingo, 27 de fevereiro de 2011

ROSSI

A Metalúrgica Rossi brindou o fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é de junho de 1968 e dá uma noção dos acessórios da Rossi disponíveis para o fusca. No fusca acima percebe-se o espelho retrovisor interno bifocal, farol de milha e o spotlight com espelho retrovisor externo. O carro chefe da Rossi era a fabricação de faróis  Tanto faróis de iluminação normal para o automóvel, como faróis auxiliares, tipo milha, neblina, faroletes, etc. A Rossi começou a fabricar faróis para a indústria automobilística em 1959, inclusive os faróis selados, tipo sealed beam:
O grande sucesso da Rossi - em termos de acessório para fusca - foi o farol Tremendão, que substituia o farol original do fusca. Tratava-se de um farol sealed beam, com aros em aço cromado, e, na base do aro, havia uma lanterna adicional para a luz de estacionamento. Anúncio abaixo é de agosto de 1969:
O farol selado era feito pela GE. Veja anúncio de novembro de 1967
 
 A lanterna adicional para a luz de estacionamento era feita em plástico e tinha o logo ROSSI insculpido na peça:
 
Outro anúncio do farol tremendão de maio de 1967:
Será que os faróis "tremendão" eram uma homenagem  a Erasmo Carlos, que tinha por apelido "tremendão"? A palavra estava na moda nos anos 60. Aproveitou-se o momento. Algumas fotos do farol tremendão da Rossi:
 
 
Outro anúncio da Rossi, de dezembro de 1966, mostra a diversidade de faróis à disposição do fusca.
Outro produto de boa aceitação era o Farol de Manejo, ou Spotlight, também conhecido como "caça mulata" que acoplava o espelho retrovisor externo. Tinha dupla função, portanto. No fusca, era normalmente instalado no pino de porta, evitando, assim, furos na lataria do carro. O anúncio a seguir é de novembro de 1965:
Anúncio do spotlight de agosto de 1966:
O farolete possuia a marca Rossi na sua base:
 
A dificuldade atual é encontrar o spotlight da Rossi com o suporte original, de pino de porta, para ser instalado no fusca.

 

 
Outro anúncio do farolete da Rossi, de novembro de 1967, sendo vendido na Pirani:

 Outro produto feito pela Rossi era o espelho bifocal, ou também chamado de espelho dia/noite, que substituia o espelho retrovisor interno original. Possuia um botão em sua base que, acionado, minimizava o reflexo da luz dos faróis dos carros que vinham atrás. A parte de trás do espelho podia ser cromada ou em preto:
 
 
A Rossi também produziu belíssimos faróis auxiliares para o fusca.
Abaixo, linha de faróis da Rossi à disposição do público em 1971:
Para os fuscas fabricados até a primeira série de 1970, que utilizavam os parachoques com "poleiro", a Rossi desenvolveu um suporte específico para acoplar seus faróis auxiliares no fusca. Esse suporte era instalado usando os próprios parafusos das picaretas (batentes, garras) do parachoque com poleiro:
 
O logo Rossi encontra-se gravado nesse suporte. A Cibiê  também fabricou um suporte idêntico para instalar seus faróis auxiliares no Fusca:
  
 
Se alguém tiver mais informações da empresa Rossi, mande-me um email (opasgarage@hotmail.com), que estarei atualizando o tópico.

6 comentários:

  1. Espetacular sua matéria!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. ja consequi o limpador pantografico, se alguem souber deste espelho, farol tremendão e as garrinhas da rossi, favor entrar em contato no e-mail robertosilvalima@oi.com.br para negociarmos. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No facebook tem esse grupo Antigos car veiculos e peças...
      Tem uma pessoa(edu volks)vendendo os faróis!🙂

      Excluir
  3. Interessante que no meu fusca tem um tremendão, mas não vi nada da Rossi, só aparece na lente a inscrição General Eletric.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. outras empresas, além da Rossi, fabricaram o farol do tipo tremendão.

      Excluir