Fusca

Fusca

terça-feira, 8 de março de 2011

BUZINA FANFARE

O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep !
Faz parte da própria característica do carro.
Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o tímido som da buzina original do fusca, instalavam buzinas adicionais, chamadas de fanfare.

Eram buzinas duplas (aqui no Brasil chamam esse tipo de buzina de "paquerinha"), uma com som grave e outra com som agudo. As duas acionadas simultaneamente tornavam-se potentes, próprias para uso em rodovias.
Eram feitas pela Bosch, Hella e também pela Gabel e FER, empresas sediadas na Alemanha. Havia outros fabricantes obviamente, porém de menor expressão no mercado. Aqui no Brasil era comum as buzinas feitas pela Fiamm. Bosch e Hella eram, também, fornecedoras oficiais de peças e acessórios para a Volkswagen.

Bosch:
Hella:
Gabel:

FER (Fahrzeugelektrik Ruhla):
 

As buzinas eram normalmente instaladas na parte externa do veículo, sobre os parachoques, e propiciavam um ótimo efeito visual.

Normalmente, mantinha-se o acionamento do botão de buzina original. Para acionar a buzina, Hella e Bosch forneciam um kit completo de instalação, incluindo relê, fiação, suporte de fixação ao pára-choque e botão de acionamento, este normalmente instalado embaixo do painel:

 Havia, porém, uma alavanca de acionamento da buzina, feito pela HAMMONIA, instalado na coluna de direção. Essa alavanca era muito mais prática de usar que o botão que vinha junto com as buzinas, pois facilitava, em muito, o acionamento, pois não era preciso sequer tirar as mãos do volante. É o acessório do acessório:

A alavanca da HAMMONIA era flexível, pois tinha um espécie de mola em seu corpo. No link a seguir você poderá ver essa alavanca instalada em um fusca:

As buzinas eram utilizadas também em outros carros, como o Karmann-Guia, Porsche, VW hatchback 1500 e Mercedes-Benz. O que mudava, basicamente, era os suportes dos parachoques e a fiação elétrica:

Essas buzinas foram fabricadas durante muitos anos, dos anos 50 aos anos 70. Portanto, foram produzidas em 6v e 12v. Os tamanhos e modelos também eram os mais variados:

Foto abaixo de 1952:

Modelos Hella e Bosch:

 As buzinas constavam de catálogos oficiais de acessórios da VW, na Alemanha, EUA. Canadá, Austrália, etc.:

Mais algumas fotos de fuscas com as buzinas instaladas:

Abaixo, fusca com buzina Hella e um belo farol de milha Bosch:

Abaixo, parte do manual de instruções para instalação da Buzina Bosch. Nota-se que a buzina podia ser instalada, também, embaixo do para-lama, inclusive substituindo a buzina original:
 

Abaixo percebe-se que a buzina podia também ser instalada na parte de baixo do fusca, no corpo da suspensão dianteira:

Mais alguns catálogos da Bosch com a buzina fanfare:
 

1964 (Holanda):

1966 (USA):

Algumas fotos antigas de fuscas com a buzina instalada:
  
 

Um comentário:

  1. Fantástica mostra de buzinas!
    No meu carro está instalada uma buzina da marca "Mixo Riviera" (não me lembro se é assim que se escreve), de duas cornetas, afixadas por dentro do para-lama esquerdo. Há muito não funcionam, provavemente, porque as cornetas entupiram com sujeira. Algo para me ocupar num destes fins de semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir