Fusca

Fusca

domingo, 20 de março de 2011

TRAVA DE DIREÇÃO

Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição original do Fusca ficava no painel, mudando de posição a depender da época (split, oval, a partir de ago/57).

Trava de direção passou a equipar o Fusca a partir do modelo 1965.

Acima, reportagem de época (dezembro de 1964) mostrando as alterações do Fusca para o ano de 1965. Dentre as novidades, estava a trava de direção. Portanto, até aquele ano, Fusca com trava de direção somente como acessório. Vamos a eles.

A trava de direção consiste essencialmente numa lingueta, comandada por uma chave que impede os movimentos do volante. É conjugada com o sistema de ignição do veículo. Na trava acima, feita pela NEIMAN, a ignição do motor ocorria por meio do botão de baquelite instalado logo abaixo da chave de partida.

 
Detalhe do botão de partida.


A trava de direção era oferecida como acessório original nas concessionárias VW na época.

Trava de direção da NEIMAN, na caixa original VW.

 
Trava NEIMAN.

 
A NEIMAN era a marca de trava mais famosa da época. Aqui no Brasil, sob licença, a Arteb fabricou as travas da NEIMAN. 

Anúncio da NEIMAN de março de 1956.

Detalhes das travas NEIMAN.

Anúncio de setembro de 1957.

Acima, anúncio da ARTEB (acrônimo de Arthur Eberhardt), de junho de 1968, com destaque para as travas de direção Arteb-Neimann:

Trava de direção da ARTEB em um Fusca 1968.

 
Detalhe do logo ARTEB na trava de direção.

Outra empresa no Brasil que desenvolveu uma trava de direção para o Fusca foi a MERLI (Indústria Merli de Auto Peças S.A.). Acima anúncio da empresa de maio de 1965.

Anúncio da MERLI de maio de 1963. A MERLI foi a primeira fábrica de travas de direção a instalar-se em São Paulo. Foi fundada em 1948 e fabricava um total de 111 modelos de travas, que serviam para carros e caminhões. Empresa pioneira no ramo.

Trava São Luiz, de São Paulo, fabricada pela Auto Mecânica SÃO LUIZ. Anúncio de maio de 1963. Em 1963 era a segunda fábrica em antiguidade no ramo de travas de segurança. Também fundada em 1948 (pouco tempo menos do que a MERLI). 

A Indústria Mecânica WHITE STAR Ltda., de São Paulo, fabricou as travas de direção GEPE. Acima, anúncio de maio de 1963. Formava, na época, o trio pioneiro das produtoras de travas de segurança. Fundada em 1949. A WHITE STAR fabricava ainda guinchos hidráulicos e cavaletes para DKW.

A trava GEPE possuia um botão que, virado para cima, acionava a ignição. 

A chave original GEPE. 

A lateral da trava também identificava a empresa (GEPE, Rua Terezina, 483, SP).


Era um acessório bastante popular e útil. Acima, anúncio de março de 1963, cuja trava era, curiosamente,  vendida e instalada no Posto Texaco, localizado na Av. Santo Amaro, em São Paulo.

Trava nacional, marca TRAVOX. Anúncio de junho de 1963.

Havia um outro modelo nacional feito por IND. E COM. MARTE DE AUTO PEÇAS. Anúncio é de maio de 1963. Empresa fundada em 1955.

A trava de direção existia desde os Fuscas split. A empresa alemã INGENIA também fabricou travas para os Fuscas. Anúncio de abril de 1952.

Trava de direção da INGENIA instalada num Fusca split standard.

Também a HUF (lsbeck und Fürst)  - http://www.huf-group.com/ - (empresa alemã fabricante do sistema de ignição original do Fusca e também das maçanetas externas) desenvolveu sua trava de direção.

 
 A peculiariedade da trava da HUF era possuir uma pequena alavanca para auxiliar a travar o volante.

Outra trava bastante interessante foi feita pela KUBALD, alemã, com a ignição na lateral da trava e não na frente como nas NEIMAN, INGENIA, HUF e MERLI.

A instalação da trava de direção exige que a coluna a abertura de um buraco na coluna de direção, bem como adaptações na parte interna visando o travamento do volante.

Esse é um bom exemplo de como a indústria de acessórios influencia as montadoras de veículos. De tantas travas serem vendidas no mercado paralelo e, também, nas próprias concessionárias, a VW resolveu incorporar de série o apetrecho de segurança. 

3 comentários:

  1. Essas travas são lindas,tenho uma na coleção .

    ResponderExcluir
  2. que legal! eu tenho uma tbém, da neiman. se quiser mande fotos do seu brinquedinho! abraços

    ResponderExcluir
  3. A minha eh igual a essa
    https://lh5.googleusercontent.com/-RFG80cAiw_s/TYZjhV4VUSI/AAAAAAAABCg/3L64vYXNI0o/s320/4r_mar_63.jpg

    ResponderExcluir