Fusca

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quinta-feira, 21 de abril de 2011

ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972.

Entre os diversos fabricantes da época, destaca-se a Jamger Auto Peças e Acessórios, de São Paulo (SP). Anúncio de maio de 1971.

 
Observe o anúncio acima de dezembro de 1971. O antes e o depois. O fusca original e o fusca com o alargador de bitola. O aumento da estabilidade do carro era inevitável. As aletas do alargador prometiam aumento da refrigeração do sistema de freios.

 
 Os alargadores eram feitos de magnésio e instalados apenas nas rodas traseiras. Segundo a Jamger, os alargadores diminuiam a tendência à derrapagem e capotamento. Eram feitos de magnésio. Anúncio acima de outubro de 1969.

Anúncio de setembro de 1972.

Anúncio de agosto de 1969.

A empresa americana Bowman Products desenvolveu (anúncio de abril de 1968) um sistema bem mais simples para aumentar a distância entre as rodas traseiras e melhorar a estabilidade do veículo. Tratava-se de um espaçador colocado atrás de cada um dos furos das rodas, instalado com um parafuso mais comprido (para instalar o Jamger também era necessário parafusos maiores). A vantagem é que o sistema se adapta a qualquer tipo de furação de roda (4 ou 5 furos). A desvantagem: esse sistema de alargadores avulsos, na prática, simplesmente não funciona. Era comum as rodas começarem a fazer barulho, e, em pouco tempo de uso, estava tudo frouxo. O alargador em peça única não tinha esse problema.

O alargador avulso em Catálogo da J.C. Whitney, de 1969. O alargador era oferecido tanto para o fusca quanto para o Karmann Guia.

Catálogo americano de 1969.

 Os alargadores eram acessórios bastante comuns na época, pois, sem qualquer alteração na mecânica do fusca, obtinha-se razoável ganho na estabilidade do carro. Eram instalados entre a roda e o tambor de freio, que impunham, contudo, sobrecarga insuportável às pontas de eixo, aos rolamentos dos cubos e aos pneus. Todavia, era a única solução disponível na época.

 O alargador também é conhecido como espaçador.

Acima, alargador de fusca para roda 4 ou 5 furos.

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