Fusca

Fusca

domingo, 3 de abril de 2011

CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é simples: tira-se um fio da bateria ou do motor de arranque reunindo-o numa chave. A retirada da chave interrompe o circuito, bloqueando o sistema elétrico. A instalação de uma chave geral era uma prática usual, numa época em que os alarmes não eram comuns como hoje em dia. Essa chave geral podia ser feita por qualquer eletricista, porém haviam empresas que forneciam o kit completo, como a Marília, empresa de Guarulhos (SP) e a Imeprel.


Kit feito pela Marília, ainda na embalagem original.

 
Caixa onde vinha a chave geral.

 
A embalagem identificava ser um conjunto específico para a linha VW (entenda-se, Fusca). A chave geral feita pela Marília incluía suporte, cabo para a bateria, o botão da chave-geral (marfim, na mesma cor dos botões do painel), fiação e parafusos. Era só instalar.


A chave geral da Marília era do tipo rosca. Normalmente, o botão era completamente retirado pelo motorista, que o levava consigo. Quando voltava ao veículo, atarraxava o botão para resgatar o sistema elétrico.

 
Esquema de instalação da chave geral, feito pela Marília.

 Chave geral instalado em um Fusca. Perceba que o botão da chave perpassava pelo roda-pé, facilitando sua retirada.

Chave geral instalado em uma Kombi.

Catálogo da Marília, onde se percebe, dentre outros produtos, a chave geral para o Fusca.

A Indústria Marília de Auto Peças S.A. fornecia peças elétricas ao mercado de reposição de diversos veículos, incluindo, obviamente, o Fusca. Iniciou suas atividades em 1955 e logo ganhou o mercado exterior, exportando para os EUA, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Paquistão, Austrália e Bolívia.

A Marília dedicava-se à fabricação de instalações elétricas completas para veículos (chicotes), além relés de farol, de buzina, chave de seta, chave geral, chave auxiliar, etc. Não era, contudo, fornecedora oficial da Volkswagen.

Acima, chicote completo para a Kombi.

Instruções básicas do chicote para a Kombi, feito pela Marília.

Caixa do chicote da Kombi. De fato, os produtos da Marília eram de excepcional qualidade.

Chave de pé da luz alta e baixa do farol do Fusca. Produto Marília.

Chave auxiliar. Podia servir, por exemplo, para ligar e desligar faróis de milha.

 A tradicional logomarca da Marília. "I" de Indústria, uma espécie de "S" parecendo um raio, signo de energia elétrica, e o "M", de Marília.

Outro tipo de chave geral da Marília.


Vista geral da fábrica da Marília.

Setor de montagem da empresa.

Outra foto antiga da linha de montagem.

 Laboratório e Controle de Qualidade.

 Engenharia de Produtos.

Ferramentaria.

Anúncio da Marília de dezembro de 1961.

A empresa Marília encontra-se ainda em plena atividade. Acesse o site da empresa no link: http://www.marilia-sa.com.br/site/home.aspx

2 comentários:

  1. Vendo volante novo. Feito artesanalmente em madeira "de lei" jacarandá e alumínio. Somente materiais nobres. Super leve.Peça única, exclusiva e especial.Completa, de acordo com as fotos. Com o cubo para Fusca, Brasilia e alguns da linha VW ar. Confira se o seu carro é compatível, isto é responsabilidade do comprador. R$ 3.000,00 com o FRETE GRÁTIS SEDEX para as regiões Sul e Sudeste.
    http://meufusca1972.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. cara.... não tinha outro lugar para vc anunciar o seu produto... sem noção, mercado livre existe!!

    ResponderExcluir