Fusca

Fusca

sexta-feira, 6 de maio de 2011

CONVERSOR DE VOLTAGEM PARA RÁDIO 6V-12V

O fusca utilizou o sistema de voltagem de 6 volts até dezembro de 1967.

A partir de janeiro de 1968 o sistema de voltagem foi alterado para 12v. Racionalmente, o sistema de 12 volts é melhor que o de 6 volts. A bateria de 6v, na época com baixa amperagem (hoje existem baterias de 6v com amperagem maior), volta e meia deixava seu dono na mão, principalmente no inverno rigoroso do sul do Brasil. Na época, muitos e muitos proprietários promoveram a mudança do sistema elétrico para 12v.

E o rádio que já estava instalado no fusca? Como ficava com essa mudança no sistema elétrico?

A princípio, o rádio precisaria ser trocado, o que encareceria ainda mais a mudança na voltagem do carro. Nesses primeiros tempos, os fabricantes de rádios ainda não tinham desenvolvido o rádio bi-volt, no qual uma chave, no próprio rádio, era acionada para escolher a voltagem de 6 ou 12v.
Para minimizar esses custos, algumas empresas desenvolveram um conversor de voltagem específico para o rádio.

A Blaupunkt foi uma dessas empresas.

A Blaupunkt (ponto azul, em alemão) era fornecedora oficial de rádios para a linha Volkswagen e aproveitou esse período para lançar, também, o seu conversor de voltagem de rádio.

O conversor de voltagem era conectado ao rádio de 6v (entrada) ...

 
... e na corrente elétrica de 12v do fusca (saída). Era o acessório do acessório. Com isso, o proprietário, mesmo alterando a voltagem do fusca, mantinha o rádio instalado intacto, sem necessidade de comprar um novo.

3 comentários:

  1. Jovem eu tenho em casa um radio blaukpunt que usava no meu fusca 1954 q tinha conversor para FM, vinha um cx acoplada em cima dele q era FM e pelo q vi era acessorio original.

    Abraço Chrys

    ResponderExcluir
  2. Será que ainda é possível encontrar um conversor destes, ou existe algo mais moderno, pois meu carro ainda é 6 volta e estou pensando seriamente em converter para 12 v. Sinceramente, eu não gostaria, mas a bateria dele é super delicada e nova, custa muito caro.

    ResponderExcluir
  3. Será que ainda é possível encontrar um conversor destes, ou existe algo mais moderno, pois meu carro ainda é 6 volta e estou pensando seriamente em converter para 12 v. Sinceramente, eu não gostaria, mas a bateria dele é super delicada e nova, custa muito caro.

    ResponderExcluir