Fusca

Fusca

domingo, 29 de maio de 2011

TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica  recomendava que a troca de óleo do fusca devia ocorrer a cada 2.500 km.


Para controlar a troca de óleo, o proprietário socorria-se às populares folhinhas que normalmente eram penduradas no botão de abertura do capuz dianteiro. Parece que o sistema de abertura do capô do fusca foi feito para isso!

O controle da troca de óleo era feito de cartolina/papelão grosso e, normalmente, tinha por patrocínio o posto de gasolina, a marca do óleo, ou a oficina mecânica onde a troca foi realizada. Abaixo, controle da troca de óleo da Esso. Quer sabe mais sobre a Esso? Acesse: http://opasgarage.blogspot.com/search/label/ESSO
Controle da troca de óleo da Castrol:

Nos dias atuais o controle da troca de óleo é feito por adesivos colados ao pára-brisa.

Porém, nos anos 50, desenvolveu-se na Alemanha um curioso sistema para que o motorista controlasse a troca de óleo:

Da marca OELLUX, constituia-se num controle permanente para a tróxima troca de óleo. Bastava que o motorista girasse as roldanas e posicionasse a numeração da kilometragem para a próxima troca de óleo. Abaixo, o OELLUX em um antigo catálogo, instalado na coluna de direção de um fusca split :

Adiante, reportagem feita pela Revista Guthe Fahrt, de maio de 1956, onde, dentre os diversos acessórios disponíveis para o fusca, encontra-se o OELLUX:

O OELLUX instalado num fusca split:

Adiante, pequeno vídeo com o raro apetrecho:

Abaixo, outro modelo, feito para a empresa americana Iowa Auto Market, loja de manutenção de veículos dos anos 60:

A marcação da kilometragem para a próxima troca de óleo era feita para uma chave, semelhante a uma pequena agulha: os números rodavam individualmente, sendo necessário que a chave rodasse em cada uma das casas numéricas:

Esse modelo era para ser fixado no quebra-sol acolchoado:

A General Motors americana também chegou a oferecer o acessório, que era fixado no painel do veículo por meio de um ímã:
 

O girar dos números também era feito por meio de uma chave lateral (ausente na foto abaixo):

Um comentário:

  1. Dessas folhinhas no puxador do capô do Fusca eu me lembro, pois até a década de 80 elas eram usadas e várias vezes quando minha mãe mandava o Fuscão que ela tinha para a troca de óleo eles colocavam essa folhinha.

    ResponderExcluir