Fusca

Fusca

sábado, 2 de julho de 2011

FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre as garras (batentes) dos pára-choques. Em ambos os casos, há necessidade de suportes específicos para fixação do farol auxiliar.

Para permitir a perfeita abertura do capuz, era necessário instalar os faróis auxiliares na posição correta, pois, caso contrário, o capuz irá bater nas carcaças dos faróis.

Alguns proprietários, contudo, passaram a instalar faróis auxiliares embutidos no próprio capuz dianteiro. Obviamente, que se tratava de uma mudança radical no visual do fusca e necessitava de trabalho de funilaria e pintura.

As duas fotos acima são de 1956 de Fuscas na Alemanha.

Os motoristas, sempre ávidos por melhorar o sistema de iluminação do Fusca, chegavam ao ponto de  instalar um terceiro farol no fusca, embutido no capuz dianteiro. 

Esse Fusca foi flagrado em Bad Camberg-2011 pelo amigo Luiz Zwitter, da Oficina Mille Duke em São Paulo. Resquício vivo dos saudosos anos 50.

Fusca com terceiro farol no Rally de Monte Carlo. 1962.

A empresa alemã Hella, contudo, inovou e ofereceu um farol de milha para ser fixado no próprio puxador do capuz dianteiro do Fusca, sem necessidade de qualquer furo na lataria.

Por ser instalado no puxador do capuz, o farol de milha não atrapalhava, de forma alguma, a abertura do capuz.

Acima, o farol da Hella, ainda na embalagem original.

Acima, foto de 1959.

O farol Hella instalado no Fusca.

O farol instalado no fusca.

O farol era feito em uma única peça, porém vinha com duplo conjunto ótico.

Vista da parte de trás do farol, onde se observa a lingueta de fixação para o puxador.

Outra imagem da parte de trás. Observe a saída da fiação elétrica.

 
Tanto as lentes quanto a carcaça tinham o logo da Hella.

Outro fusca com o farol instalado.

Obviamente que a instalação desse tipo de farol limitava a pegada no puxador para a abertura do capuz.


Quanto mais inusitado, estranho e esquisito for o acessório, via de regra, mais raro ele é.

O farol auxiliar Hella, ladeado por um par de buzinas do tipo fanfare. Para saber mais sobre buzinas fanfare, acesse o link: http://www.opasgarage.blogspot.com.br/search/label/HAMMONIA


Acima, catálogo de acessórios do Fusca e Karmann-Guia onde o farol da Hella é oferecido.

Catálogo de acessórios editado em março de 1958. Além do farol auxiliar de capuz, percebe-se o spotlight de pára-brisa, orelha de padre, espelhos, spotlight externo, etc.

3 comentários:

  1. Boa tarde. Otimo blog. parabéns.
    Poderia me enviar seu email? Quero enviar
    foto de um contagiros.
    Remi R.
    Joaçaba - SC

    ResponderExcluir
  2. opasgarage@hotmail.com grato. fico no aguardo da foto.

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo!
    se eu tivesse um Vw alemão eu ia querer um acessório desses!!

    Abraço,

    ResponderExcluir