Fusca

Fusca

sábado, 20 de agosto de 2011

FOGÃOZINHO JACARÉ DA ESSO

Logo dos Postos Esso

Recentemente fomos surpreendidos com o fim da marca Esso, empresa fundada em 1912, nos EUA. As fusões de grandes companhias, que a toda hora ocorrem no mundo empresarial, fizeram com que a Esso fosse incorporada pela Shell. Aos poucos, os Postos Essos receberão a bandeira da Shell.

Nos anos 60, o Gotinha foi o símbolo máximo da Esso. Muitos o chamam de Zé Gotinha. Outro, de menino ou menininho da Esso.

Casal Gotinha

 Para não ficar sozinho, o Gotinha ganhou companhia: surgiu o casal gotinha. O casal figurou em propagandas televisivas, calendários, placas visuais, chaveiros, baralhos, adesivos, produtos, etc. enfim, em quase tudo que levava a marca Esso. Mais sobre a Esso? Acesse: http://opasgarage.blogspot.com/search/label/OELLUX

 Dentre os diversos produtos da Esso, destaco o peculiar Fogareiro Jacaré, adquirido pelos motoristas diretamente nos Postos Esso.

Na base do fogareiro, não podia faltar o Zé Gotinha. 

Também sua companheira aparece no fogareiro.

 O fogareiro Jacaré da Esso funcionava com querosene. Tinha capacidade para um litro e meio do combustível.

 Podia ser usado em qualquer lugar, pois era pequeno e não tomava muito espaço. No pic-nic, no camping, à beira da estrada numa viagem longa, enfim, o fogãozinho era muito útil e prático.

 A Esso chamava seu fogareiro de Fogãozinho Jacaré.

Acima, instruções de uso do fogareiro. Sem mistérios.

O fogareiro vinha dentro de uma caixa de papelão, que identificava a razão social da empresa no Brasil: Esso Brasileira de Petróleo S.A.. E também o nome do fabricante do fogão: H.W. Schmitz Ltda.

Obviamente, a Esso recomendava a utilização do seu querozene para o fogãozinho.

Jacaré já era a marca utilizada pela Esso para seu querozene.

Acima, outro bicho, o Tigre, durantes muitos anos o símbolo dos Postos e produtos da Esso.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário