Fusca

Fusca

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968.

Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados.

Fusca 1300 e 1500 modelos 1971.

Esses novos pára-choques do fusca foram introduzidos no Brasil somente a partir do modelo 1971,  lançado no segundo semestre de 1970.

Aproveitando essa onde de mudanças ocorridas na Europa, a empresa brasileira NORJA Indústria e Comércio Ltda., lançou no Brasil, em 1969, os pára-choques quadrados para serem instalados nos fuscas que, aqui no Brasil, continuavam sendo fabricados com os pára-choques com a lâmina menor.


Anúncio de agosto de 1969.

Os interessados no acessório da NORJA precisavam substituir todo o conjunto original pelos novos pára-choques que, segundo o fabricante, proporcionaria maior proteção, por serem mais largos e mais altos, além de dar um ar de modernidade ao besouro.

Anúncio de setembro de 1969.

Os pára-choques da NORJA, modelo N69, além da lâmina quadrada com perfil em "U", vinham com batentes de proteção (também conhecidos como "garras" ou "picaretas") e poleiros próprios, diferentes dos originais.

 Pára-choques com poleiros feitos pela NORJA.

A inscrição "NORJA" na lâmina do pára-choque.

Anúncio de abril de 1970.

Importante salientar que o poleiro do pára-choque traseiro da NORJA era dividido em duas partes, visando facilitar a abertura da tampa do motor. O pára-choque dianteiro, contudo, tinha o poleiro inteiriço.

A NORJA também fabricava os suportes de pára-choque do fusca. Veja acima o logo da empresa, ladeado pela letra R (de "right", direito) e da inscrição "Made in Brazil", o que indica que o produto chegou a ser exportado.

Suporte do pára-choque feito pela NORJA.

 Batentes de proteção feito pela NORJA.

Também os batentes de proteção ganhavam a inscrição "NORJA" na parte de trás.

10 comentários:

  1. Olá! Post interessante! Na década de 70, a Norja se destacou pela produção de batentes/picaretas de parachoque, não só para a linha VW como para outros carros nacionais. Geralmente, os modelos maiores, quadrados e com borracha lisa eram da marca Norja.

    ResponderExcluir
  2. olá, obrigado por prestigiar o blog. Vc. não está confundindo com a NORFOL, que é quem dominava o mercado de protetores de para-choques nos anos 70? ôpa

    ResponderExcluir
  3. Caras, Boa Noite!
    Estou a procura de um poleiro dianteiro desses, vcs sabem quem tem para vender? Abraços!!!!!!!
    Geraldo BH
    email gvd@mrs.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pode ser o que for,
    mas estraga o visual do carro.
    Deixem os quadrados para os anos 70.

    ResponderExcluir
  5. Até que nosso atraso nos proporcionou um privilégio.
    Continuarmos com os clássicos para-choques puleiro
    até meados de 1970. Pode-se dizer que,por aqui, os anos 60 terminaram quando deveriam terminar. Não antes.

    ResponderExcluir
  6. Ola. É com muito orgulho e satisfação que vejo este artigo. A Norja Indústria e Comércio Ltda. era do meu Pai.
    Este Parachoques em particular, começou a ser fabricado no Brasil, numa ousadia de meu Pai, antes da VW pensar em produzi-lo aqui.
    A Norja foi vendida em 1981.
    Colico-me à disposição caso queiram maiores informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, obrigado por prestigiar o blog e claro que gostaria de mais informações. por favor entre em contato com opasgarage@hotmail.com desde já agradeço

      Excluir
  7. Gostaria de algum contato fone ou e-mail, para saber a qual empresa a Norja foi vendida. Segue meu e-mail ivone_marinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivone, infelizmente eu não saberia informar qual empresa comprou a Norja. sinto.

      Excluir
  8. Ola, gostaria de saber se alguém tem alguma informação de onde posso encontrar esses poleiros?
    obrigado!

    ResponderExcluir