Fusca

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quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuirem estribos. Os estribos do fusca são constituídos da lata, capa, friso (exceto nos fuscas standard), grampos de fixação dos frisos, parafusos e aruelas (metálica e de borracha).

Interessante citar que os estribos dos fuscas até 1948 (KDF) possuiam dois reforços conforme pode ser visto na imagem acima: um maior e outro menor.

A partir de 1949  a Volkswagen suprimiu o reforço menor, passando o estribo a contar com apenas um único suporte. Esse suporte do friso perdurou até março de 1953, final de produção do fusca split. A partir de então os estribos deixaram de ter os reforços.

Detalhe do suporte do estribo, frente e trás. Os reforços eram soldados nos estribos.

 Outro detalhe importante para quem prima pela originalidade são as capas do estribo. As capas dos estribos dos fuscas split fabricados entre 1950 a outubro de 1952 tinham os vincos (canaletas) muito próximos uns dos outros, além de serem mais fininhos.

A partir do zwitter, as capas passaram a ter os vincos mais largos e mais distantes uns dos outros. Além disso, as pontas das capas eram lisas, ou seja, os vincos terminavam antes. Veja imagem acima. 

Detalhe da ponta da capa do estribo.

Essa configuração perdurou entre 1952-1960.

 A partir de 1960 as capas passaram a ter os vincos ainda mais distantes e menos "altos". A ponta da capa deixou de ser lisa.

 Detalhe da capa do estribo de 1960 em diante.

As capas originais possuiam o logo VW e a numeração da peça na parte interna.

Em termos de acessórios, um dos que eram colocados sobre os estribos era o limpador de sapato.

 Na época em que boa parte das estradas não eram asfaltadas, o pequeno apetrecho tinha a função de tirar o "grosso" da lama do sapato do motorista. O limpador acima foi feito pela empresa belga Robri.

Os limpadores eram normalmente rebitados sobre os estribos. 

 Observe na foto acima o limpador de pés instalado sobre o estribo.

 Limpador de sapatos feito com exclusividade pelo amigo João O. Ewert para equipar seu Fusca 1961, azul pastel.

Joãozinho se preocupou em "autenticar" o limpador com o logo "B VW".

No vídeo acima, na altura de 1:51, você verá outro tipo de limpador de sapato, porém instalado embaixo do estribo.

Também era comum a colocação de enfeites sobre as capas dos estribos.

Essas adornos de estribos eram feitas de aço inox. Tinham função meramente estética.

Eram colocadas tanto na frente .... 

.... quanto atrás.

Um dos fabricantes dessas polainas de estribo era a Metalúrgica ZACCARIA Ltda, de Campinas (SP), que fabricou também as dentaduras de baiano para o fusca. Também a Metalúrgica WEGA LTDA fabricou esses adornos.

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