Fusca

Fusca

domingo, 4 de setembro de 2011

GELA SACO, ESFRIA BUNDA ... PERAÍ, ESQUENTA TUDO!

Gela saco no fusca todo mundo já ouvir falar, não é mesmo?


Para propiciar a entrada de ar no veículo, os sedans fabricados a partir de 1950 tinham uma pequena depressão nos vidros da porta. Essa curvatura do vidro perdurou até setembro de 1952. Nessa época, o vidro da porta do fusca era inteiriço, pois não havia sido introduzido, ainda, o quebra vento.

Visando aprimorar o sistema, em 13 de abril de 1951, a Volkswagen optou por adicionar aberturas laterais de ventilação, que, aqui no Brasil, ficaram conhecidas como "gela saco". Obviamente, recebeu esse nome popular devido à posição das aberturas de ar, que, quando abertas, conduziam o ar diretamente às partes baixas do motorista, o que convenhamos, era alto um tanto incômodo. Tanto o vidro das portas com a curvatura, quanto o "gela saco", permaneceram até setembro de 1952. Tiveram vida curta. Os motoristas europeus e americanos não aguentaram!

A partir de outubro de 1952, com a introdução do modelo zwitter, o fusca começou a vir de fábrica com quebra-vento ou ventarola. 

Anúncio de julho de 1973.

Mas o motorista é um eterno insatisfeito. E ainda bem que é assim, pois graças a isso, criou-se uma gama enorme de acessórios para o fusca, visando minimizar suas (pequenas) deficiências. Aqui no Brasil, país tropical, foi apresentado no início dos anos 70 um assento ventilado, colocado sobre o banco do motorista, visando propiciar maior conforto aos motoristas no verão. Todos os anúncios de época mostravam o assento instalado em um fusca. Eram feitos pela Única Indústria Metalúrgica Ltda, do bairro da Móoca, de São Paulo (SP).

Graças ao amigo Diego, de São Paulo, conseguimos algumas fotos do raro acessório.

O assento ventilado era fabricado em diversas cores, visando combinar com a cor do banco do veículo.

O sistema de ventilação era lateral. Possuia um plug que era ligado em uma tomada de força do carro (podia ser utilizado o acendedor de cigarros).

O assento estendido no chão! Segundo Diego, que merece os créditos pelo rápido apelido que deu ao acessório: "esfria bunda", o assento tem a função de não deixar as costas e a bunda transpirando, sugando o ar quente para fora e puxando o ar frio através da malha furada.
 
A faixa central é feita de uma malha com microfuros, justamente para propiciar a passagem do ar.

Acima, imagem do assento e do plug.

Possuia dois ventiladores laterais que, segundo a empresa, eram bastante silenciosos.

Anúncio de dezembro de 1973.

Anúncio de fevereiro de 1974.

Os assentos ventilados eram vendidos, nos anos 70, nas Lojas Sears, Mesbla, nos Supermercados Superbom e na Yaohan.

 Enquanto aqui no Brasil queríamos nos refrescar, no rigoroso inverno europeu o desejo era por mais aquecimento.

Para aquecer os motoristas, desenvolveu-se, na Europa, uma capa aquecida.

Tal qual o "esfria bunda", a capa fica estendida sobre o banco do motorista.

Acima, a capa com a embalagem original, o folheto e o cabo elétrico.

A fiação era grossa, pois o sistema elétrico é de 6v.

 O plug, instalado numa tomada de força no padrão antigo (fino), era feito pela Hella.

A capa tinha botão para regulagem de até três níveis de temperatura. 

 Como a capa ficaria num banco. O tecido da capa era feito em lã. Por dentro há uma espécie de "areia fininha", utilizada para propagar o calor por toda a extensão da capa, ou seja, tanto a parte da bunda quando das costas eram aquecidos.

Acima, meia capa de aquecimento. Anos 50. Alemanha.

 O fusca nunca chegou a ter de série bancos aquecidos. Ainda, hoje é um privilégio para poucos veículos. O New Beetle, releitura do fusca feito pela Volkswagen, vinha, contudo, com os bancos dianteiros aquecidos.


Botão de regulagem do aquecimento dos bancos dianteiros do New Beetle, com quatro níveis de temperatura. O New Beetle tem dois botões de regulagem dos bancos dianteiros, um para cada banco.

Tanto no Brasil, quanto na Europa e EUA, não faltavam opções para dar mais conforto ao motorista, quer no verão, quer no inverno. Exemplo disso, são os acessórios que abordamos nesse tópico.

2 comentários:

  1. curti o assento ventilado...kkkk bacana a postagem!

    ResponderExcluir
  2. Parabens ai jovem pelo blog, showwwww de bolas esses acessorios, heheheheeeeee se conta ninguem acredita, heheheheeee

    Abraço Chrys

    ResponderExcluir