Fusca

Fusca

sábado, 15 de outubro de 2011

EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997)

MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de áudio de alta fidelidade, e atingiu o ponto alto do seu sucesso em meados dos anos 70. A empresa foi pioneira em sistemas de alta fidelidade música. Marantz, além de fascinado por eletrônica, foi também fotógrafo, guitarrista, designer gráfico e colecionador de arte chinesa e japonesa, no entanto, era sua paixão pela música que o levou à construção de componentes de áudio, sinônimos de alta qualidade.

No ramo de acessórios de áudio para veículos, a Marantz fabricou equalizadores que ficaram famosos e desejáveis no Brasil em meados dos anos 70 e início dos anos 80.

Os equalizadores Marantz eram reconhecidamente caros, o que os tornou restritos a pessoas mais aquinhoadas financeiramente. Afinal, era um produto importado e de alta performance. Por isso, quase não se vê os equalizadores Marantz instalados nos veículos antigos, principalmente em fuscas.

O modelo SA-247 com 7 bandas de equalização, feito pela MARANTZ era uma das opções para incrementar o sistema de som nos anos 70. Os equalizadores mais comuns eram os fabricados pela TOJO. Visavam equilibrar, controlar, tornar uniforme as frequências do som (graves, médios e agudos). Junto com um bom rádio (KP 500 da Pioneer, TKR "cara preta", por exemplo) e um par de tweeters, formam um trio perfeito para um sistema de som de época.

A última edição da Revista Fusca&Cia (edição nº 75) - http://loja.revistaonline.com.br/online/vitrines/produtos/produto997.asp - mostrou um fusca 1967 com um equalizador MARANTZ instalado embaixo do painel.

Acima, detalhe do equalizadorMarantz - chamado de "icônico" pela Revista, acompanhado de um Tweeter Pioneer PT-4 e dois alto-falantes Pioneer TS-207. De fato, ter um equalizador Marantz nos dias atuais continua sendo um privilégio para poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário