Fusca

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terça-feira, 25 de outubro de 2011

KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para criar mais e mais produtos para os proprietários do carrinho. Diria que não há lugar no besouro que não tenha sido criado algum acessório, muitos de utilidade duvidosa, outros, porém, de extrema serventia; nesta última categoria figura o KITCAR.

Anúncio de outubro de 1968.

O kit, desenvolvido pela empresa paulistana KITCAR Indústria e Comércio Ltda, consistia numa maleta (estojo) contendo peças e ferramentas essenciais para serem usadas na eventualidade de alguma pane elétrica ou mecânica do fusca. A despeito de o fusca, com a manutenção adequada, quase não apresentar defeitos, o motorista mais precavido compraria o estojo da KITCAR.

Anúncio de janeiro de 1969.

As peças e ferramentas variavam a depender do ano do fusquinha.  Diferentemente das caixas Hazet - veja o tópico http://opasgarage.blogspot.com/search/label/HAZET - o KITCAR, além de ferramentas próprias para serem usadas no fusca (chave de fenda, boca, alicate, calibrador, etc.), vinha com peças sobressalentes que iam da bobina de ignição ao diafragma da bomba de gasolina; da lanterna ao merthiolate, do cabo do acelerador ao cachimbo do distribuidor. Enfim, extremamente completo e suficiente para auxiliar o motorista em qualquer emergência.

Anúncio de abril de 1969.

É um acessório extremamente raro, principalmente se completo.

A recomendação da empresa é que a maleta fosse guardada embaixo do banco do motorista. A maleta continha, também, um manual com um roteiro de pequenos testes para verificação dos defeitos que mais comumente se apresentam e como serem reparados, mesmo por leigos em mecânica. Através deste roteiro e utilizando-se do KITCAR e das instruções contidas no livreto, o motorista não ficaria parado, pois teria localizado e corrigido prontamente o defeito. Obviamente, estamos falando de uma época em que o motorista fazia, ele próprio, pequenos reparos nos veículos (veja manuais de proprietário da época), auxiliando na sua manutenção. Aliado a isso, o fusca era utilizado nas cidades mais remotas do Brasil, a sua maioria com estradas de chão e normalmente distantes de uma concessionária ou oficina mecânica.

Acima, um legítimo estojo feito pela KITCAR.

A maleta, em sua parte externa, contém o timbre da KITCAR.

Acima, a maleta com grande parte dos itens originais. O mais valioso é o livreto de instruções.

A maleta possuia cintas e elásticos para segurar e melhor organizar as peças.

Em que consiste o KITCAR: 1) Estojo de luxo; 2) palheta do limpador de pára-brisas; 3) lâmpada de teste de ponto do distribuidor; 4) cabo de embreagem; 5) cabo do acelerador; 6) tubo plástico para transferir gasolina; 7) fio elétrico 14 - 2 metros; 8) lanterna manual; 9) pilhas para lanterna; 10) diafragma; 11) tintura Merthiolate; 12) band-aid; 13) terminais do cabo das velas; 14) condensador; 15) fusíveis 8 e 15 ampéres; 16) pivots do bico da câmara de ar, tampas do bico da câmara de ar e tampa saca pivot; 17) jogo de platinados; 18) rotor (cachimbo); 19) 4 velas (1 jogo); 20) tampa do distribuidor; 21) bobina de ignição; 22) polia do dínamo; 23) correia do ventilador; 24) rolo de fita isolante; 25) lâmpada de farol dianteiro; 26) lâmpada da luz traseira combinada com "stop", lâmpada do pisca-pisca e lâmpada da lanterna da placa de licenciamento; 27) flanela; 28) livrete de instruções; 29) bolsa para ferramentas, contendo: a) chave de boca (fixa) 6x7mm, 8x9mm, 10x11mm, 12x13mm, 14x15mm, 16x17mm; b) chave de fenda especial; c) chave de fenda tipo "toco", d) alicate tipo ford; e) lima para platinados; f) lâmina de calibre para abertura de platinados; g) chave estrela para regulagem do cabo de embreagem.

As pilhas da lanterna ainda dos anos 60. Eveready. A pilha do gato! Lembra disso?

A correia do dínamo original, totalmente lisa. O fusca passou a usar a correia dentada somente no final dos anos 70, início dos anos 80. Assim, fusca original dos anos 50 e 60 deve usar correia lisa e não dentada.

O Merthiolate (antisséptico) ladeado por uma caixa de Band-Aid.

No interior do estojo encontra-se uma etiqueta que identifica o ano para o qual o kit foi desenvolvido. No caso, para o modelo SEDAN 1968/69.

As lâmpadas de reserva era dispostas dentro uma caixa com o logo KITCAR.

As lâmpadas dentro da caixa KITCAR era para a luz traseira, pisca-pisca e para a lanterna de placa.

No kit não podia faltar, obviamente, um jogo de velas. O que havia de melhor: Bosch (thermo-elastic).

O condensador possuia o logo VW.

O kit vinha também com uma caixa com 10 fusíveis. Item essencial numa pane elétrica.

Acima, o KITCAR em melhor resolução, com cada item numerado individualmente ...

... acompanhado da identificação de cada uma das peças e ferramentas.

O KitCar em artigo sobre acessórios da Revista Quatro Rodas de novembro de 1970.

 
Nos anos 50, as concessionárias alemãs também disponibilizavam um kit de emergência para o fusca.

Olhando o kit hoje, é impressionante o que continha: par de bananinhas (!), correia, lâmpadas, rotor, botão de painel do fusca brezel, par de palhetas e braços do limpador de pará-brisa, tampa chata do distribuidor, condensador, enfim, um sonho absoluto para quem tem um split.

Na parte interna da tampa do kit alemão, também se percebe a identificação das peças que acompanham o estojo, além de um manual de instruções.

Esses kits não tinham a intenção de transformar o proprietário do fusca em mecânico. O objetivo era torná-lo capaz de avaliar a situação, localizar o defeito e substituir alguma peça. O que você faria hoje com seu carro? De posse do seu aparelho celular chamaria o guincho? Acionaria o seguro?  Ligaria para a concessionária? Tudo mais fácil, não? 

5 comentários:

  1. Muito 10 o post.
    Eu adoraria ter o kitcar original pro meu fusca. O livreto deve ser fantástico. É ilustrado?

    Abraços

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  2. sim, é ilustrado com imagens em preto e branco. Não escaneei porque são muitas páginas e o tópico ficaria muito pesado.

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    1. Seria MUITO massa ter o PDF do manual! Não consegueria scanear para nós? Abcs, Felipe

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  3. Seria mesmo, muito interessante se postasse o pdf do manual kitcar!!! Abraço

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  4. Meu tio tem uma dessa pena que nao tem todas as peças!
    me pediu para por a venda

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-817135190-vw-fusca-6869-kitcar-mala-de-epoca-kit-fusqueiro-_JM

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