Fusca

Fusca

domingo, 2 de outubro de 2011

UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal Rundsicht Strahler, algo como holofote universal de visão total. Tinha a finalidade de melhorar a dissipação lateral da luz do facho do farol, melhorando a visibilidade do motorista à noite. Na época em que foi lançado era algo tão incomum que, bastava estacionar o Fusca, que seis ou setes pessoas rondavam o besouro para ver o que se tratava aquele inusitado aparato. Imagine ver um acessório desses instalado no Fusca nos dias atuais! Reuniria dúzias! E sempre surgiria o comentário: isso aí não é original ... isso é uma adaptação do dono ...  isso não existiu ... enfim, normalmente opiniões de quem não conhece o mundo extraordinário dos acessórios de época feitos para o Fusca.

O espelho é fixado na parte interna do aro do farol e, por incrível que pareça, pode ser girado, a partir do interior, através de um interruptor no painel (sistema de cabo), o que faz com que possa ser utilizado, com suas limitações, como uma espécie de caça-mulata (spotlight). A sobrancelha do farol tem por finalidade concentrar ainda mais o facho no espelho. Acima, imagem com a projeção da luz do farol sem o UNISTRA.

Agora, a mesma cena, porém, com o UNISTRA instalado. Perceba a melhora da visão lateral do motorista. A referência é o pedestre, que na primeira foto sequer é percebido. Com o espelho no farol, a luz se reflete lateralmente e o pedestre pode ser visto.

Folder de época do acessório.

Um comentário: