Fusca

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quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da integridade do carro e podem ser um bom indicador na hora de decidir pela compra.

Grande parte dos parafusos (ou elementos de fixação, como queira) dos Fuscas alemães (1950-1959) possuem a marca do fabricante insculpida na cabeça. Diversos foram os fabricantes que forneceram parafusos à Volkswagen alemã. Vamos a eles.  

 Kamax. É a marca mais comum de ser encontrada nos Fuscas alemães. Normalmente representam mais de 50% de todos os parafusos do besouro. A empresa existe até os dias de hoje: http://www.kamax.com/.

 Dorn.

Além da Kamax, a VW alemão tinha outros fornecedores, citando-se Knipping, Dorn, Rasche e Verbus. Procure no seu Fusca alemão: você certamente encontrará parafusos dessas marcas.

 Verbus.

 Rasche.

 Knipping.

No Brasil, na década de 50, a INDÚSTRIA MATTHEIS, localizada na cidade de Petrópolis (RJ), fabricante de cravos e ferraduras para cavalos, recebeu tecnologia alemã para desenvolver parafusos de uso geral em aço carbono. Com a indústria automobilística nascendo conseguiu, a curto prazo, ser a primeira certificada para fornecimento de elementos de fixação à Volkswagen do Brasil. Foi fornecedora de prendedores à VW até meados dos anos 70. Crescendo a cada ano e já com prendedores de aço liga para aplicações estruturais, a empresa petropolitana também foi homologada para fornecimento dos parafusos de união dos semi-cubos das rodas da aeronave Bandeirante de fabricação da Embraer em São José dos Campos-SP. A Mattheis foi vendida para a Brazaço Mapri no início dos anos 80.

Além da MATTHEIS, os Fuscas nacionais utilizavam parafusos da marca MAPRI,  RAIO, FIBAM , FANAUPE, dentre outras. A MAPRI é a maior fabricante nacional de porcas e parafusos e a marca mais comum de ser encontrada no Fusca. Foi fundada em 1943. Já teve por razão social o nome BRAZAÇO MAPRI INDÚSTRIAS METALÚRGICAS S.A. Era uma empresa do Grupo Textron, porém, em 2007, passou a se chamar Acument Global Technologies (http://www.acument.com.br/). 


Pouquíssimos parafusos tinham o logo VW, porém, a ampla maioria possuía a marca do fabricante. Os prendedores com o logo VW são exclusivos e foram desenvolvidos para aplicações predominantemente estruturais no projeto do Fusca; são forjados em aço liga e as roscas tem filetes trapezoidais e as cabeças dos parafusos informam o torque recomendado de aperto. São chamados de prendedores todos os elementos de fixação, tais como porca, parafuso, arruela, rebites, pino trava e outros. Apenas os parafusos utilizados, por exemplo, nas portas, nas dobradiças das portas, na tampa do porta-luvas, no batente das portas e no espelho retrovisor interno os parafusos de fixação do retrovisor interno (estes com com rosca soberba de passe em polegada) não possuíam qualquer marca. Os parafusos da carenagem no motor também não possuíam marca do fabricante, bem como os parafusos da roda.

Até o final dos anos 50, o padrão dos parafusos do Fusca era ter 14 mm de cabeça. Assim, boa parte dos parafusos do besouro possuíam 14 mm, tais como os parafusos de fixação dos pára-lamas, os parafusos de  fixação do chassis à carroceria, de fixação dos pára-choques, da caixa de direção, da caixa de câmbio tipo amendoim e do bracinho do capuz.  

 A partir de abril de 1958 a Volkswagen começou a alterar o padrão dos parafusos para 13 mm. Todavia, muitos Fuscas fabricados até o início de 1959 ainda possuíam parafusos de 14 mm. Houve um período de transição, até o término dos estoques, até que o padrão de 13 mm se estabelecesse definitivamente. A razão dessa alteração? Economia de custos.

Salvo algumas exceções, a maioria dos parafusos aparentes do Fusca alemão eram, originalmente, fosfatizados em preto. A fosfatização não fragiliza a rosca e atua como lubrificante no momento da instalação.

Parafusos 8G, 14mm, M8X20, de fixação dos pára-lamas e suporte dos pára-choques. Os parafusos dos pára-lamas dos Fuscas alemães não eram pintados na cor da carroceria, mas, sim, oxidados em preto. Não havia um padrão de utilização desses parafusos: você poderá encontrar num mesmo pára-lama parafusos de marcas diferentes.

 
Parafuso 8G, 14mm, de fixação do chassi à carroceria. 

 Parafusos 5D, 10 mm, do canote da coluna de direção.

 Parafusos 8G, 17 mm, da tampa das barras de torção.

 Vista lateral do parafuso 17 mm da tampa da barra de torção.

 Para os Fuscas com poleiro, parafusos 5D ou 8G, para fixação do poleiro ao pára-choque.

 Parafuso para fixação do tanque de combustível. Medidas corretas: 8G, cabeça de 14 mm, rosca de 8mm e comprimento de 25 mm.

Parafuso do suporte do trinco (fechadura) do capuz dianteiro. Medidas: 5D, cabeça de 10 mm, rosca de 6 mm e comprimento de 15 mm. Os parafusos que fixam o pegador do capuz também são de 10 mm.


Parafusos do conduíte do cabo do velocímetro. Medidas: 5D, cabeça de 10 mm, rosca de 6 mm, comprimento de 15 mm.

Parafusos do conduíte do farol. 5D, cabeça de 10 mm, 15 mm de comprimento, 6 mm de rosca.

 Parafusos da base da alavanca de câmbio. 8G, 14 mm.

 Parafusos da caixa de direção: 8G, 14 mm.

 Kit de parafusos dos estribos. Parafusos M8.

 O kit de fixação do braço do capuz (sequência 47 a 51)....

 ... possui as seguintes medidas: 1) arruela ondulada com 24 mm de diâmetro externo, 13 mm de diâmetro interno e 1 mm de espessura; 2) segunda arruela com 24 mm de diâmetro externo,  8 mm de diâmetro interno e 1,5 mm de espessura; 3) terceira arruela (de pressão): M8; 4) parafuso 5D, M8, 14 mm, comprimento da rosca 15 mm.

Acima, uma referência de parafusos utilizados num Fusca split 1952, original (texto em inglês).

Os parafusos da roda ....

 ... tinham apenas o logo VW, e, a depender do fornecedor, o nome do fabricante.

Obviamente que o tópico não esgota o assunto e nem põe fim a eventuais polêmicas, pois é difícil achar nos dias atuais um Fusca alemão absolutamente original, que possa servir como referência confiável. Todavia, as informações aqui postadas são as que, normalmente, são reconhecidas como padrão de originalidade.

Colaborador e agradecimentos: Marcos Bulgarelli.

Um comentário:

  1. Opa, estava para entrar em contato com o senhor pelo FFB, mas acho que aqui é mais propício. Me lembrei de ter lido seu artigo e não pude deixar de comentar... Estava com um amigo peneirando uns parafusos de roda para fusca (5 furos) e consegui 4 parafusos com o simbolo BVW MAPRI, todos da Mapri vinham assim, achei relevante comentar aqui, porque você disse que tinha apenas o logo, mas se esse "logo" engloba o BVW perdoe-me pela ignorância, um abraço!

    obs: Se quiser mando as fotos por e-mail.

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