Fusca

Fusca

terça-feira, 15 de novembro de 2011

RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares do fusca: junto com o rádio (Becker Monza), no botão do volante - http://opasgarage.blogspot.com/search/label/REL%C3%93GIO%20NO%20BOT%C3%83O%20DE%20BUZINA -, na coluna de direção, no suporte do espelho retrovisor interno, no painel, no cinzeiro, etc. Hoje abordaremos o relógio instalado no porta-luvas do fusca. A prática era comum desde o início dos anos 50.

 Acima, o relógio feito pela VDO no porta-luvas de um fusca split. A tampa também é acessório, uma vez que os dois porta-luvas do fusca brezel vinham de fábrica sem as tampas. 

A tampa do porta-luvas do fusca oval também alojou o relógio.

 Os relógios para o porta-luvas do fusca funcionavam a corda.

 Acima, relógio feito pela alemã Köhler.

A moda continuou ao longo dos anos, e o novo painel do fusca, lançado em agosto de 1957, exigia que o relógio fosse acomodado entre os frisos da tampa do porta-luvas.

 Para instalação do relógio é necessário fazer um furo no porta-luvas. A corda era dada em um botão localizado na parte de trás do relógio. A corda completa de alguns relógios os faziam funcionar por até 8 (oito) dias consecutivos.

  Os relógios mais desejados são aqueles feitos especificamente para o fusca, com o grafismo do relógio combinando com o velocímetro. Todavia, era comum a instalação de outros relógios no porta-luvas do fusca, inclusive os usados para o Porsche, que possuiam fundo verde parecido com o velocímetro do fusca.

Apesar de ser mais comum instalar o relógio no centro da tampa, não havia um local específico no porta-luvas para instalação do relógio; ficava ao gosto e conveniência do proprietário do fusca.

 Um dos relógios nacionais mais espetaculares para o porta-luvas do fusca foi feito pela empresa Autoclock Indústria e Comércio de Relógios para Veículos Ltda, localizado na Rua Lopes Chaves, 163, em São Paulo (SP). Anúncio acima é de junho de 1968.

 O relógio instalado em um fusca 1960.

 O relógio combinava com o grafismo do velocímetro do fusca.

 O relógio da Autoclock era instalado sem precisar furar a tampa do porta-luvas. Por isso, o botão para dar a corda no relógio era lateral, perpassando pelo friso da tampa do porta-luvas, o que torna esse relógio diferenciado em relação aos demais existentes na época.

Detalhe do botão do relógio, localizado na ponta do friso.

 Vista geral do relógio. Possuia fundo fosforescente e mecanismo suíco.

 Detalhe do logo VW no fundo do relógio.

 O relógio possuia uma reentrância para perfeito encaixe no friso do porta-luvas.

 Parte de trás do relógio. Na foto percebe-se o longo fio metálico para o botão do relógio, que passa na parte interna do friso.

 O relógio instalado em fusca dos anos 60, de ano desconhecido.

 O relógio em um fusca 1966.

O relógio num belíssimo fusca 1964.
 
Anúncio de julho de 1968. Relógio e Termômetro instalados na tampa do porta-luvas do Fusca. Com iluminação interna que combinava com o conjunto do painel. Disponibilizado na época por MANOEL GREGÓRIO DE FREITAS, de São Paulo (SP).

4 comentários:

  1. Parabéns pela pesquisa e pelos detalhes!
    Ótimo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria! Já quase consegui comprar um relógio desses autoclock mas nao deu negocio, mas ainda continuo de olho! Abracos

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um relógio do fusca antigo, fixado na frete do porta luvas, interessado e-mail: walterrangel@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROCURO conjunto de friso com o relógio meu contato Joseane_sf@yahoo.com.br

      Excluir