Fusca

Fusca

domingo, 11 de dezembro de 2011

CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI.

A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu, pois bastava retirar uma grande e única porca atarrachada ao eixo.

 Carros esportivos como Jaguar, BMW, MG e Ferrari utilizavam esse sistema.

 Visando dar um um ar de esportividade ao besouro, a americana EMPI criou, nos anos 60, a calota que imitava o cubo rápido.

A calota da EMPI, obviamente, substituia a calota original e ficava instalada por trás da roda, o que dava maior segurança contra as ações do "amigo do alheio". É claro que a EMPI aproveitava para oferecer ao proprietário, além da calota, a roda estilo Porsche, ventilada. Tudo para proporcionar ao proprietário do fusca aquela "sensação" de pilotar um legítimo esportivo.

Calotas cubo rápido da EMPI em foto de 1966. 

 A loja Pirani, de São Paulo ...

... também oferecia para venda calotas para o fusca no estilo "cubo rápido", muito bonitas por sinal, com duas bandeirolas ao centro no melhor estilo speed. Diferente das calotas da EMPI, estas tampam toda a furação da roda. Perde-se em segurança, mas ganha-se em beleza. No anúncio acima, de dezembro de 1964, as calotas (fabulosas, sem dúvida) eram oferecidas em conjunto com as icônicas rodas "tala-larga" cromadas, com aletas de ventilação, também para o Volks.

Essas rodas, em conjunto com as calotas, eram tão atraentes que foram utilizadas pela Pirelli no lançamento do pneu cinturado. Anúncio de dezembro de 1963.

As calotas instaladas num fusca.

 Verdadeiramente belas. Esse modelo de calota é instalado por trás da roda e não nos grampos que fixam a calota original. Mais seguras, são conhecidas como calotas de viagem.

 Esse modelo de calota de cubo rápido, feito no Brasil, é fixado sobre o centro da calota original, por meio de dois parafusos.

 Variação do mesmo modelo, com o logo VW.

Detalhe de como a calota imitando cubo rápido é instalada sobre o modelo de fábrica.

Um comentário:

  1. cláaaaasssicas essas calotas...
    eternizadas nos aston martin, jaguar...

    ResponderExcluir