Fusca

Fusca

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO COM REGULAGEM INTERNA

O fusca, até 1968, não possuia espelho retrovisor externo. O equipamento só começou a sair de fábrica a partir de 1969, por conta de exigência da legislação brasileira. 

Essa medida frustrou, obviamente, os fabricantes de acessórios que forneciam os espelhos para o fusca no mercado paralelo. Todavia, mesmo assim, a empresa alemã Hagus desenvolveu um espelho retrovisor externo com regulagem interna, que substituia o espelho original do besouro.

O espelho da Hagus era fixado no mesmo lugar do espelho original, porém, era necessário furar a porta para que se pudesse, de forma manual, regular a posição do espelho sem a necessidade de colocar o braço para fora do fusca. O sistema proporcionava grande comodidade ao motorista, agregando sofisticação, segurança e conforto, pois, em dias de frio, chuva ou neve, o motorista não precisava baixar o vidro para acertar o correto posicionamento do retrovisor.

O espelho da Hagus vinha acomodado numa caixa de papelão e informava que podia ser instalado nos fuscas 1200, 1300 e 1500 fabricados a partir de setembro de 1967 (padrão alemão). Na verdade, pode ser instalado em qualquer fusca, porém, aqui no Brasil, fica melhor nos fuscas fabricados a partir da segunda série de 1970 (fuscas com pára-choque quadrado), tendo em vista que o botão de regulagem interno era preto.

Manual de instalação fornecido pela Hagus. 

O espelho exigia uma série de juntas (acabamentos) visando isolar perfeitamente a furação de porta, visando evitar a entrada de água ou poeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário