Fusca

Fusca

sábado, 10 de dezembro de 2011

LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento - indicativa da presença de um veículo parado - ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa disso, surgiu, como acessório, a luz de estacionamento, aparato móvel instalado (encaixado) sobre o vidro da porta.

 A empresa alemã Hella foi um dos diversos fabricantes do acessório. De um lado, a lanterna tinha cor vermelha ...

 ... do outro, era branca (cristal). Podia ser colocado tanto do lado direito quanto do esquerdo do veículo, a depender do lado da rua que o fusca fosse estacionado.

 O veículo precisava ter uma tomada de força para ligar o acessório. Podia ser um acendedor de cigarro, por exemplo. Acima, percebe-se o logo da Hella no plug.

 Folder da Hella com o acessório instalado no veículo. Olhe com atenção e você perceberá um fusca oval ao fundo.

 Parte de trás do folder da Hella.

A luz de estacionamento num fusca alemão.

 Havia outros modelos ...

 dos mais diversos fabricantes. Era um acessório comum na Europa.

 Acima, o acessório já com plug maior, próprio para ser instalado nos acendedores de cigarros com a tomada de força maior (padrão americano).

Folder de acessórios dos anos 50. Podia funcionar em 6 ou 12v, a depender da lâmpada que fosse usada.

 Luz de Estacionamento feito pela Hella e vendido pela GHE Happich, conhecida empresa alemã de acessórios dos anos 50 e 60.

Para perfeita fixação da luz de estacionamento, o vidro precisa estar fechado. Questão de segurança. Quando não estivesse em uso, o apetrecho podia ser guardado no porta-luvas do fusca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário