Fusca

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sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969.

A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles - http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES - para o fusca, desenvolveu uma trava de segurança para o freio de mão.

 Anúncio de setembro de 1970.

O funcionamento da trava da Universal era simples e engenhoso: o motorista, ao sair do veículo, puxava o freio de mão, girava a chave da trava e pronto: o carro ficava travado, preso pelo freio de estacionamento, dificultando as ações do amigo do alheio. Podia ser usado no fusca, Kombi, Karmann-Guia, Zé do Caixão e Variant.

 Com a instalação da trava, o freio de mão do fusca ficava com uma nova empunhadora, cromada, adicionando um ar de sofisticação ao interior do veículo.

 Obviamente, o botão do freio original era substituído por um novo botão, com fechadura, permitindo o travamento.

 Uma vez puxado, o freio de mão somente podia ser destravado com a chave. Acima, detalhe do logo da empresa na chave.

 Folder com as instruções de instalação da trava do freio de mão da Universal.

A empresa ROB também vendia uma trava para o freio de mão, porém, sem uso de chaves. 

A trava da ROB era acionada ou liberada por meio de um segredo (igual cofre), girando-se diversas roldanas. Permitia 1000 (um mil) combinações diferentes. Servia em Fusca, Kombi, Zé do Caixão e Karmann Ghia.

Logo da empresa na trava do freio de mão. Rob. Gran Turismo. A trava do freio de mão da ROB fazia conjunto com a trava de câmbio da empresa. Para saber mais sobre a trava de câmbio da ROB clique aqui.

Sistema similar foi desenvolvido pela empresa alemã WASO, que  também fabricou as travas para o câmbio do fusca (ver tópico http://www.opasgarage.blogspot.com/search/label/TRAVA%20DE%20C%C3%82MBIO)

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