Fusca

Fusca

domingo, 29 de janeiro de 2012

CAÇA MULATA COM ESPELHO

O caça-mulata ou spotlight conjugado com o espelho retrovisor externo é um acessório bastante desejado, principalmente se fabricado pela empresa alemã HELLA ou pela nacional ROSSI.

O acessório conjugava numa única peça o farol de longe alcance, de manejo manual, com o espelho retrovisor externo. Lembremos que o fusca, até o ano de 1968, não saia de fábrica com o espelho. Apenas a partir do ano de 1969, em face da mudança da legislação, a Volkswagen introduziu o espelho retrovisor externo no fusca, do tipo "raquete".

Portanto, esse acessório é mais apropriado para ser instalado nos fuscas fabricados até o ano de 1968.

Os spotlights da HELLA foram importados para o Brasil nos anos 50 e 60.

É o mais raro e significativo dentre os diversos modelos fabricados, considerando a qualidade da peça e pelo fato de a HELLA ter sido fornecedora oficial de faróis e lanternas para o fusca alemão.

O mais comum é instalar o spotlight no pino de porta, pois, assim, não há necessidade de furar a lataria do fusca. A fiação fica toda na parte interna do suporte, propiciando um aspecto mais clean ao besouro.

O mais curioso do caça-mulata da HELLA é que o liga/desliga do farol não é feito por algum botão instalado no painel do carro. Liga-se o farol manejando a base do espelho! Observe as diversas curvaturas na base, parecidas com as utilizadas no volante, visando permitir que os dedos se encaixem na base e não deslizem na operação liga/desliga. Obviamente que esse sistema era pouco prático em dias de chuva, pois o motorista precisava abrir o vidro da porta, colocar a mão para fora do carro, para, somente então, poder ligar o farol e direcioná-lo ao ponto que desejasse iluminar.

Havia outros modelos feitos pela HELLA, com o botão de liga-desliga instalado no painel (ou embaixo do painel, a depender da vontade do proprietário do fusca). Alguns spotlights da HELLA possuiam o logo "Hella" gravado no vidro do farol; outros, porém, não tinham essa inscrição. Nesse caso, para identificar se o farol foi de fato fabricado pela HELLA a única opção é abri-lo: na parte interna haverá uma espécie de carimbo com o logo da empresa. 

Alguns modelos da HELLA possuiam uma espécie de sobrancelha e o espelho não era de feito de vidro, mas sim, pelo reflexo do mais brilhante cromo!

Obviamente que, nesse caso, havia uma relativa distorção da imagem refletida. Porém, considerando que o fusca nem espelho tinha, o reflexo numa base cromada era melhor que nada! 

Era um acessório também utilizado em motos, tais como as antigas motocicletas BMW. Também foi utilizado pelos proprietários de Porsche.

Acima, panfleto dos anos 50 com o caça-mulata da Hella. Repare que o suporte sugerido é aparafusado na lateral do fusca.

Dentre os diversos acessórios oferecidos pela HELLA na época (faróis de longo alcance, de neblina, buzinas fanfare, spotlight de pára-brisa, luz de ré, lavador de pára-brisa e espelhos), figurava o caça-mulata.

Acima, parte de catálogo da empresa Stahlgruber, famosa nos anos 50 e 60 por oferecer aos proprietários de fusca toda sorte de acessórios. Ao spotlight da HELLA reservou-se página inteira.

Acima, reportagem da Revista Quatro Rodas de setembro de 1964, onde o spotlight da HELLA aparece instalado num fusca na cidade de São Paulo. Maior bossa da época!

Fotos antigas como o do fusca oval acima também demonstram o uso do spotlight.

Acima, outra foto antiga com o spotlight instalado. Além do caça-mulata, o fusca encontra-se equipado com faróis auxiliares e buzina fanfare.

Alguns modelos chegaram a ser fabricados no Brasil ...

... como o modelo acima ....

... feito pela Dinafloy.

Outro modelo nacional bem interessante ....

... cujo espelho é bem parecido com os espelhos individuais feitos para o fusca ...

... foi fabricado pela EMIFRAN, empresa paulista que iniciou suas atividades dedicando-se à fabricação de acessórios automotivos, principalmente em plástico injetado.


O mais conhecido spotlight nacional, porém, foi o farolete feito pela ROSSI. O anúncio é de junho de 1969.

Anúncio da ROSSI de novembro de 1965.

Caça-mulata da ROSSI instalado no fusca.

O spotlight da ROSSI possuia uma alça para melhorar direcionar o facho de luz. Nessa base aparece o nome da empresa "Rossi" insculpido..

2 comentários:

  1. Onde posso comprar esse modelo de caça mulata? Parabésn ao Blog

    ResponderExcluir
  2. Aliás, o slogan "O motorista precisa ver tudo" já é sugestivo. :D :D :D :D

    ResponderExcluir