Fusca

Fusca

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

GANCHO DE REBOQUE

Uma das grandes qualidades do fusca é sua durabilidade mecânica. Todavia, a confiabilidade do fusca depende de uma manutenção adequada. A falta de cuidado nessa manutenção poderá deixá-lo a pé. Se isso ocorrer, resta-lhe algumas alternativas.

Arregaçar as mangas e, você mesmo, tentar consertá-lo, exibindo toda sua habilidade e impressionando o sexo oposto.

 Empurrar o besouro para tentar reanimá-lo (não poupando sequer as damas). 

 Conseguir alguém para fazer tão hercúlio esforço.

Ou chamar um guincho para levá-lo à oficina mais próxima.

 Nos anos 50 e 60, principalmente no interior, guincho era coisa rara. A depender do local onde ocorreu o problema mecânico, nem telefone havia. Por isso era comum o uso de cordas, de tal sorte que, um veículo comum pudesse rebocar o outro em apuros.

 Cordas Jumbo. Um nome bastante sugestivo para tal mister. Suportava 2500 quilos.

Visando facilitar esse serviço, o fusca podia ser equipado com um gancho ou anel de reboque. Era um acessório de época.

Feito exclusivamente para o fusca, podia ser usado tanto nos fuscas 1200 quanto nos 1300 fabricados até a primeira série de 1970.

Era instalado no suporte do pára-choque do fusca.

Podia ser instalado tanto virado para cima quanto para baixo, na frente ou atrás.

Havia outros modelos de ganchos, que podiam ser instalados na suspensão do fusca.

 O modelo acima era instalado na suspensão dianteira do fusca.

 Acima, percebe-se o local da instalação do gancho.

 Modelo para instalação na traseira.

 Ficava instalado no próprio chassis do fusca.

 Detalhe da embalagem com o local da instalação.

 Outro modelo alemão de gancho.

 Ficava instalado no suporte do pára-choque, porém o gancho....

.... ficava exposto na parte de baixo do pára-choque.

Outra opção, talvez menos segura, era soldar um gancho (ou anel) no suporte do pára-choque. Atualmente, todos os carros saem da linha de produção com esse gancho.

Um comentário:

  1. Esse gancho na suspensão dianteira do Fusca devia ser uma beleza para entortar a "cabeça de porco" do chassi.

    ResponderExcluir