Fusca

Fusca

domingo, 8 de janeiro de 2012

TRAVA DO QUEBRA-VENTO

Para minimizar os riscos de ter seu Fusquinha roubado (afinal, o Fusca em sua época era o carro mais visado pelos "amigos do alheio"), eram comum o uso de travas nas ventarolas, também conhecidas como pega-ladrão. Afinal, era pela ventarola o caminho mais fácil para o ladrão entrar no besouro.

Anúncio de dezembro de 1968.

A mais famosa empresa que fabricou essas travas foi a paulistana ICIPA Peças de Máquinas e Acessórios Ltda., feitas em aço inoxidável. A trava era encaixada no vidro do quebra-vento e possuia uma alça que travava o mecanismo na canaleta da ventarola.

A empresa OURO FINO S.A Indústria e Comércio, também de São Paulo, fabricava outro tipo de trava, também fixada no vidro do quebra-vento, porém, com o sistema de travamento mais simples.

Anúncio de janeiro de 1969. 

Trava do quebra-vento feita pela Icipa. 

No botão corrediço da trava aparece o logo da empresa "Icipa".

Até os anos 70 e início dos anos 80 era comum os carros terem quebra-ventos. A partir de então tal prática foi paulatinamente sendo abolida pelas montadoras. Apesar de a trava ser um mecanismo que serve em praticamente todos os carros que possuiam quebra-vento, o comprimento da trava do Fusca era menor. Deve-se ter o cuidado de não comprar uma trava muito "alta", sob o risco de não servir nas ventarolas do Fusca.

Era um acessório que era vendido nas concessionárias VW na época. 

As travas originais alemãs possuíam o logo VW no botão corrediço. Era um apetrecho de segurança eficaz e extremamente barato, o que torna a trava da ventarola um acessório bastante utilizado entre os proprietários do Fusca. A ICIPA também fabricou uma alavanca de câmbio com botão de ré para o Fusca. Maiores informações aqui.

3 comentários:

  1. Mas essas travas de quebra vento já não saiam de fábrica nos Fuscas da década de 70???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fábrica não. Mas eram instaladas em concessionárias. Podiam ter, inclusive, o logo VW.


      Excluir
  2. bom dia!

    Comprei um trico da ventarola e não sei como troca-lo!!
    Saberias me ajudar?

    Obrigado!!!!

    ResponderExcluir