Fusca

Fusca

domingo, 1 de janeiro de 2012

VIDRO LATERAL BASCULANTE

O vidro lateral basculante foi introduzido, como equipamento de série no fusca, somente em 1963. Era a grande novidade daquele ano, junto com o lavador do pára-brisa acionado por botão no painel (pneumático).

 Uma curiosidade da janela basculante do fusca 1963: somente neste ano há dois rebites no basculante, utilizados para fixar a maçaneta interna. Modelos 1964 em diante os rebites desaparecem. A partir de 1974, as janelas laterais basculantes passaram a ser item opcional. Figurou também em alguns modelos específicos do fusca fabricados a partir de então.

Anúncio da Walter Fenster, de 1952.

 Porém, antes da Volkswagen introduzir de série o vidro lateral basculante, o equipamento já era oferecido no mercado alemão, como acessório para o fusca.

 Outro anúncio da Walter Fenster, de abril de 1952.

 1952. Alemanha. O vidro basculante instalado no fusca.

 Hoje em dia, é um acessório raro e bastante desejado nos EUA e Europa.

O basculante dos anos 50 é diferente daquele introduzido pela VW no Brasil. Possuia uma grande moldura de alumínio, sem a borracha externa. Além disso, a maçaneta interna também é diferente.

Circulou na rede, tempos atrás, uma foto antiga de um fusca split com um vidro basculante "diferente", bipartido. Desconhece-se que seja acessório de época feito por alguma empresa. Tudo indica que tenha sido feito ou mandado fazer pelo criativo proprietário.

10 comentários:

  1. Eu tenho um fusca. Eu o amo apaixonadamente, muito embora não seja dos mais raros: é um Sedan 1977 verde ilhéus.
    Mas não to aqui pra falar dele.
    To pra falar do seu blog.
    É MUITO bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. oi, nossa verde ilhéus! que cor rara! não é o que saiu na última fusca & cia?

    ResponderExcluir
  3. Olá. Confesso que não lido com carros antigos, mas tenho o vidro lateral traseiro de um fusca (estimo que seja anos 60). Poderia me indicar algum lugar onde eu possa vendê-lo? Grato, amigo!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Show as informações acima mencionadas, sabe me dizer até que anos o basculante foi usado nos fuscas? tenho um 80 mas não sei se esse ano saiu algum .
    Grato
    Noacir Jr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Moacir, conforme disse na postagem, a partir de 1974 o vidro basculante deixou de ser oferecido como item de série do Fusca. Somente algumas series especiais fabricadas posteriormente tiveram vidro basculante, como por exemplo, o Fusca GL fabricado entre 81 e 82. Se o seu Fusca é um 80, ele, a principio, não tem vidro lateral basculante. abraços.

      Excluir
  5. Dá para instalar o basculante em um Fusca que não tenha de série deste vidro instalado

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde. Antes de 63, era opcional no Brasil? se sim, tinham os dois "rebites" como no 63?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, eu desconheço que, no Brasil, havia esse equipamento como acessório de época. Provavelmente sim, mas seria diferente do modelo original do 63 com dois rebites.

      Excluir