Fusca

Fusca

sábado, 25 de fevereiro de 2012

BANEFRA


No V Salão do Automóvel de São Paulo, ocorrido em 1966, além da exposição de carros nacionais, havia uma novidade: pela primeira vez havia stands de empresas fabricantes de peças e acessórios. Naquele ano foram exibidos novos modelos de câmbio e direção, rodas de alumínio e magnésio de tala larga (feitos pela Mangels e Kreutzberg, para DKW e Fusca), faróis, buzinas, calotas, etc. Dentre esses fabricantes havia um que chamava a atenção: o stand da BANEFRA. A empresa tinha por razão social "Equipamentos Automobilísticos BANEFRA Ltda" e sede à Rua Coronel Mursa, 141, São Paulo, (SP). 

A metalúrgica foi fundada pela família Barci e comandada, nos anos 60, pelo filho do patriarca Egeo Barci. Começou suas atividades fabricando frisos originais para os veículos Simca, Willys, DKW e Volkswagen. Em meados dos anos 60, o Sr. Egeo admitiu dois novos sócios na empresa: Germano  Franzoni e seu cunhado João Neves Filho, fator determinante para a ampliação de sua linha de produtos, que passou a incorporar, a partir de 1965, acessórios esportivos para os veículos da época, principalmente calotas e volantes. O nome BANEFRA é um acrônimo do nome dos sócios BARCI, NEVES e FRANZONI.

Hot Rod exposto pela Banefra no São do Automóvel em 1966.

Naquele longínquo ano de 1966, a BANEFRA construiu e expôs no Salão do Automóvel de São Paulo um Ford 1934 coupé conversível, feito ao melhor estilo hot rod, equipado com motor Ford de 300 cv. O carro foi completamente remodelado e apresentava a maioria de suas partes mecânicas cromadas e um estofamento bastante chamativo feito pela REDECAR, empresa paulistana especializada em estofamentos e personalização.

O novo velho Ford utilizava os melhores acessórios da época: volante Fury fabricado pela própria BANEFRA, espelho retrovisor externo do tipo Monza, cromado, muito utilizado pelos carros esportivos na época e bancos do Willys Interlagos.

Anúncio de julho de 1966.

As calotas eram marcas registradas da BANEFRA. Acima, a calota inteiriça Mustang instalada num Karmann-Guia.

Anúncio de junho de 1966.

Também o fusca foi protagonista dos anúncios da BANEFRA, afinal, os proprietários do besouro eram o principal alvo da empresa. Calotas Guarujá, cromadas, também inteiriças.

Anúncio de janeiro de 1967.

Os volantes esportivos eram, junto com as calotas, o carro-chefe da Banefra. Acima, volante Fury que equipou o hot rod feito pela empresa para o V Salão do Automóvel. O aro era feito de madeira com rebites.

Anúncio de fevereiro de 1967.

O volante especial, da marca Fury (uma cópia do utilizado nos Mustang mais esportivos), fabricado pela BANEFRA. O modelo acima tinha revestimento em courvin, nas cores preto, vermelho e couro cru. O grande diferencial desse volante eram os acionadores de buzina nas laterais de cada um dos raios perfurados. Outra característica é o botão central com um corcel (cavalo) e nome FURY na parte inferior.

Anúncio de dezembro de 1965.

No anúncio percebe-se outros produtos fabricados pela BANEFRA: a belíssima calota raiada para o fusca, com o centro imitando o cubo rápido; protetor de farol, espelho tipo monza e calota de viagem para o Volkswagen. Impossível deixar de perceber, também, as belas pernas da modelo que posou ao lado do pequeno Volks.

A BANEFRA sobreviveu com esse nome até 1968. A partir de então, dois dos sócios antigos constituíram uma nova empresa chamada BARFRAN INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA., sito na Rua Moóca, 557/563, São Paulo (SP), que passou a fabricar a mesma linha de produtos da antiga BANEFRA.

Anúncio da Barfran, com seus volantes Fury, Spider e Cobra.

Anúncio BARFRAN de outubro de 1968.
 
Volante BARFRAN, modelo Spider.

Detalhe do botão de buzina do Volante BARFRAN Spider.

6 comentários:

  1. Hey lá,

    Estamos seguindo seu blog através do nosso clubsite de DLV!

    Resfriado a ar-relação,

    Domi em
    Herbie's World Tour

    ResponderExcluir
  2. Thanks for follow my little blog. Cheers.

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse Domi se reproduziu em todos os blog parceiros aplicou a mesma mensagem para toda a turma.
    De qualquer forma bem legal as imagens do blog com belas paisagens.
    A propósito meu amigo domingo tem encontro dos Hot torce para encontrarmos o Km Set. Se Deus quiser vai estar lá.
    Abração e fica na torcida!
    Macfuca

    ResponderExcluir
  4. Olá MacFuca, espero que tenhamos sorte! obrigado de novo! abraços

    ResponderExcluir
  5. Hoje o lugar onde ficava essa empresa não existe mais, foi tudo demolido para construir a Estação Brás do metrô aqui em São Paulo, conforme link abaixo (copie e cole o link em seu navegador)

    https://www.google.com.br/maps/@-23.5488382,-46.6167863,3a,75y,90t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCdimMN1YnJ1BSfeUQx2BPQ!2e0!7i13312!8i6656

    ResponderExcluir
  6. Pedro Navarro 18-9972567158 de novembro de 2016 15:22

    Eu tenho um volante Fury preto. Vou anunciar na olx.
    18-997256715

    ResponderExcluir