Fusca

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segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

D R Ä G E R

 Anúncio de fevereiro de 1958.

Como os leitores deste blog já sabem, o fusca não possuia marcador de combustível até a primeira série de 1961. Vários foram os fabricantes que ofereceram, como acessório, o marcador de combustível para ser instalado no besouro.

 Uma dessas empresas foi a Dräger, fundada em 1889 na Alemanha, por Johann Heinrich Dräger, voltada principalmente à fabricação de produtos de precisão para a área médica e de segurança. A empresa existe até hoje e possui sede no Brasil (acesse: http://www.draeger.com/BR/pt/). Nos idos dos anos 50 começou a fabricar marcador de combustível para o fusca. O fundo do marcador da Dräger combina com o velocímetro do fusca. Produto de época feito especialmente para o pequeno Volkswagen.

 Caixa original do marcador de combustível, com o logo da empresa (lê-se "drêgar").

"Für Volkswagen". Para o Volkswagen. Para o fusca.

 O sistema de medição da Dräger é idêntico ao medidor feito pela Beck (veja detalhes em http://opasgarage.blogspot.com/search/label/MARCADOR%20DE%20COMBUST%C3%8DVEL%20-%20BECK). A única diferença é que no Dräger o botão fica instalado no próprio instrumento. Lembra do barômetro? Aparelho que mede a pressão do ar para predizer o tempo? Pois é, o Dräger possui um botão, instalado no próprio medediro, que mede a pressão do ar no interior do tanque de combustível. Pressionando o botão, o ponteiro do relógio vai até o final (cheio) e, após medir a pressão do ar no interior do tanque, retorna até o nível que aponta a quantidade de combustível.

 Se o tanque está cheio de gasolina, a pressão do ar é maior e o medidor lê que o tanque está cheio. Quando o tanque está com menos gasolina, a pressão é menor. Assim, o sistema, lendo a pressão de ar no interior do tanque, indica a quantidade de combustível que ainda resta.

 Folder de instalação da Dräger.

Verso do folder.

Outro prospecto que acompanha o medidor da Dräger.

 A Dräger fabricou o mesmo medidor para a Kombi.

 Veja que o grafismo do marcador combina com o velocímetro da Kombi.

Os marcadores de combustivel para o fusca, de um modo geral, são muito raros e difíceis de serem encontrados, principalmente se completo.

Um comentário:

  1. Aliás, esses marcadores paralelos para os Fuscas tinham um desenho mais harmônico com o painel que o original do Fusca que era quadrado e destoava do velocímetro redondo do mesmo.

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