Fusca

Fusca

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO COM ANTENA

 De fábrica, espelho retrovisor externo no fusca somente a partir do modelo 1969. Antes disso era acessório. E não tinha lugar específico para ser instalado. Apesar de terem sidos mais comuns o uso de espelhos de pino de porta, havia modelos que eram colocados no arco da porta, na base superior da porta, na lateral do capuz dianteiro, na lateral dianteira junto ao friso (os conhecidos espelhos Albert), esplhos com pestanas, sem pestanas, espelhos duplos. Enfim, nos anos 50 e 60 havia uma variedade bem grande desse útil acessório. Foto acima de 1966.

 A EMPI, empresa americana, vendia nos anos 60 o espelho da marca DELSWIFT.

 Eram feitos na Grã-Bretanha e vendidos pela EMPI para serem instalados nos fuscas.

 O espelho DELSWIFT tinha uma curiosa adição: funcionava também como uma antena de rádio. Apesar de ser vendido em pares, apenas o espelho do lado esquerdo possuia a fiação da antena. Esse sistema de antena/espelho não evitava que se fizesse mais um furo no fusca (embaixo do pára-lama), pois, por óbvio, a fiação da antena precisa alcançar o rádio.

 Em função da sua base reta, o espelho era instalado no fusca sobre os pára-lamas, um de cada lado.

Havia variações desse modelo, alguns com a haste mais longa. Esse tipo de espelho, apesar do interessante apelo visual, ficava muito longe da visão e das mãos do motorista.  Um deslocamento acidental na posição do espelho fazia com que o motorista precisasse sair do carro para ajustar o espelho. Se estivesse fazendo isso sozinho, essa operação normalmente era repetida para conseguir o ajuste perfeito. Foto acima de 1966.

Bom relembrar que os produtos da EMPI chegavam ao Brasil nos anos 60. Acima, anúncio de maio de 1962, onde, por meio da Importadora Autopar Ltda., a empresa EMPI Auto Peças Ltda oferecia peças e acessórios importados dos EUA para o fusca. 

5 comentários:

  1. gostei da lente do pisca fino ae de cima...tem mais informações?

    ResponderExcluir
  2. Oi Buffalo, era acessório de época, feito pela Hella; tinha com lente âmbar ou cristal; todavia, era necessário trocar a borracha, pois a lente era maior. http://opasgarage.blogspot.com/search/label/PISCA-PISCA

    ResponderExcluir
  3. Como sempre postagens super completas e instrutivas, parabéns meu amigo.
    Abraço
    Macfuca

    ResponderExcluir
  4. Esse é o famoso "espelho japonês", pois os carros japoneses da década de 70 é que usavam espelhos retrovisores na frente do carro, aliás, não sei por quê os japoneses colocavam os retrovisores ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse espelho serve para auxiliar o motorista ao estacionar o veículo rente à guia. A guia a ser estacionada é geralmente do lado do carona, que no caso do Japão, é o lado esquerdo (por isso no Japão esse espelho é instalado, sendo de fábrica em muitos carros, no lado esquerdo). E porque eles usam tanto esse tipo de espelho? Por razões meramente culturais. Cada país com as suas manias.

      Excluir