Fusca

Fusca

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O FIM DO BARULHO DA KOMBI!

Os proprietários das Kombis antigas sabem que  a velha senhora é um tanto barulhenta, principalmente junto às portas do salão. Seus ouvidos não aguentam mais? Sua esposa reclama muito? Sua paciência está se esgotando? Seus problemas acabaram! Chegaram as sobrefechaduras BITON!

O desgaste e as folgas dos componentes é que geravam a barulheira (entre as fechadoras, as varetas da porta traseira). A engenhoca da BITON aparentemente garantia que a fechadora ficasse firmemente encaixada à cremona e mecanismo da porta traseira. Ou seja, as portas ficavam justas, sem folgas entre si. A instalação era simples, pois eram peças apenas sobrepostas. A peça da BITON possui um batente feito de borracha, o que garantia um bom encaixe com amortecimento. Possivelmente, a foto do folder da BITON foi tirada entre 1967 e 1975, em razão da forração (duas cores) com friso cromado que se visualiza como pano de fundo das fechaduras. São da Kombi Luxo. Além disso, o trinco das fechaduras desse período eram como o retratado nas fotos (de metal com revestimento plástico na cor gelo). Antes desse período eram mais finas e de metal cromado. Esse acessório poderia ser tranquilamente utilizado nas Kombis desde as Barndoors 1950 até nacionais 1975 (e talvez até as 1997 com algumas adaptações).

E, finalmente, uma empresa fora do circuito Rio-São Paulo, fabricante de acessórios para a linha VW a ar: a INDÚSTRIA DE ACESSÓRIOS DE AUTOMÓVEIS BITON LTDA., de São Francisco do Sul, da minha Santa e bela Catarina!.

Agradecimentos ao Johnny Higashi, de Blumenau-SC, que colaborou com a pesquisa e com a parte séria do texto. Obrigado Johnny!

Nenhum comentário:

Postar um comentário