Fusca

Fusca

domingo, 25 de março de 2012

MOSQUITEIRO

Dá-se o nome de mosquiteiro à tela utilizada normalmente em camas ou janelas para proteger o ambiente da entrada de pernilongos (muriçocas), moscas e outros insetos. Os orifícios não podem ser tão grandes que possibilitem a entrada de insetos nem tão pequenos que impeçam a circulação de ar.

 No fusca, alcunhou-se de mosquiteiro a peça instalada sobre os vidros das portas, que tinham por função permitir a entrada de ar no interior do veículo, evitando o embaçamento, principalmente em dias de chuva. Obviamente que evitava a entrada de mosquitos no fusca, porém, não era essa a sua função primordial.

 Eram feitas normalmente em alumínio. As pequeninas aletas eram viradas para a frente, visando captar o ar para o interior do veículo. Algumas reproduções atuais desprezam totalmente essa "engenharia" das aletas; a peça é simplesmente furada, dificultando sobremaneira a entrada do ar quando o carro estiver em movimento. Acima, o mosquiteiro da brasileiríssima "OLÍMPICA".

 Outra empresa nacional que fabricou o Mosquiteiro foi a carioca FEBOAN.

 Curioso que o mosquiteiro da FEBOAN vinha em embalagem plástica com o casal de bebês, cada qual olhando para dentro de sua fralda, muito utilizado pela Volkswagen em seus anúncios dos anos 60, para incutir ao público que havia, sim, havia uma diferença entre os carros da Volks e das demais marcas de veículos. 

 Mosquiteiro da FEBOAN.

 Também na Alemanha o acessório foi fabricado. Veja anúncio acima.

 A empresa alemã mais conhecida na fabricação do mosquiteiro foi a REGUS.

A REGUS inovou na utilização do material para fabricação do mosquiteiro. No lugar do alumínio, utilizou o acrílico.

 O mosquiteiro da REGUS, feito de acrílico, possuia a inscrição "Made in Germany".

 Também o nome da empresa "REGUS" era insculpido na peça.

 O mosquiteiro podia ser utilizado em ambos os lados ou em apenas um deles. Acima, um REGUS instalado no fusca.

 Foi um dos acessórios mais populares dos anos 50 e 60. Apesar disso, é cada vez mais difícil de ser encontrado nos dias atuais. 
 
Foram fabricados mosquiteiros para a Kombi. Porém, ficavam na posição vertical, uma vez que o vidro da porta da velha senhora era corrediço.
 
 O mosquiteiro da Kombi, fabricado pela Regus e com logo VW!
 
 Par de mosquiteiros da Regus para Kombi.
 
Deixe o ar entrar ....

Um comentário:

  1. Não sabia da existência desse acessório, aliás, hoje quem tem um par desses ou não vende, ou se vender cobra uma grana.

    ResponderExcluir