Fusca

Fusca

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

RADIO BLAUPUNKT CAPRI

Mais uma da série rádios tipo pic-nic

Trata-se do modelo CAPRI fabricado pela alemã Blaupunkt no início dos anos 60.

O rádio propriamente dito fica na parte central da caixa. O dial de caracteres esverdeados combinava com o grafismo do velocímetro do fusca.

Esse rádio podia ser tirado da caixa principal e levado para qualquer outro lugar para ser ouvido. A caixa principal ficava instalada no veículo, ligada à corrente elétrica do carro. Importante: os botões do suporte não tem qualquer função, apenas estão lá por questão estética. Assim, quando você retira o rádio, tem-se a impressão de que o rádio permanece no veículo (no folder abaixo essa situação fica melhor representada).

Possuia uma alça que facilitava o transporte e a, ao mesmo tempo, servia de apoio quando colocado em cima de uma mesa ou balcão, por exemplo.

Já transistorizado, funcionava com pilhas comuns.

Quando instalado no carro, o modelo CAPRI, da Blaupunkt, passava a funcionar com a corrente elétrica do carro, no caso, de 6 volts.

A caixa que ficava instalada no veículo possuia uma tampa móvel, com o nome Blaupunkt, que dava o acabamento, evitando que aparecesse um "buraco" quando o rádio fosse retirado. Essa tampa era fixa na parte superior, porém possuia um sistema de molas: quando o rádio era colocado no suporte, a tampa entrava e ficava para cima; quando o rádio era retirado, a tampa automaticamente abaixava.

Folder do Blaupunkt Capri, com o detalhe de encontrar-se instalado num Karmann-Ghia. Era considerado um rádio 2 em 1 por conta de sua dupla função: podia ser utilizado tanto como um autorádio quanto como um rádio portável de uso doméstico.

Outra brochura da Blaupunkt com o rádio sendo retirado de sua base (catálogo 1962/1963).

Todos os detalhes do raro rádio.

Um comentário:

  1. Poderiam enviar essa ideia para a Retrosound fazer o seu próximo rádio, mas com entrada auxiliar e USB.

    ResponderExcluir