Fusca

Fusca

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A EVOLUÇÃO DO VIDRO TRASEIRO

A janela traseira do Fusca é, sem dúvida, o maior símbolo de sua evolução ao longo do tempo. A despeito das centenas de outros aprimoramentos que foram implementados no besouro em sua exitosa trajetória, o formato da janela ou do vigia traseiro é ainda determinante para identificação de períodos significativos da existência do pequeno Sedan. Vejamos, rapidamente: os Fuscas fabricados de 1938 até  março de 1953, com as duas janelinhas traseiras, são conhecidos como split window, ou seja, janela bipartida. Nome utilizado aqui no Brasil e nos EUA.

Na Alemanha o Fusca com o vigia traseiro bipartido é conhecido como Brezel (pronuncia-se brétcel ou prétcel, com o "l' bem pronunciado). Para os mais rigorosos, o Fusca Brezel seria apenas aquele fabricado até outubro de 1952, haja vista a mudança ocorrida no painel a partir de então. 


O Fusca fabricado nesse período ficou conhecido como Brezel por causa do pão, de mesmo nome, típico da região sul da Alemanha, cuja forma sempre tem um laço no meio da massa. O formato do pão lembra os dois vidros traseiros do Fusca. Esse quitute é comum também no sul do Brasil, podendo ser encontrado em várias padarias da região. Na maioria das vezes, para nós, pobres mortais, é a única maneira de se comprar um "Brezel"! 

 Os Fuscas fabricados de outubro de 1952 até março de 1953 são chamados de Zwitter (híbrido, em alemão), período de transição do Fusca, pois, apesar de ter permanecido com a janela traseira bipartida....

... o painel mudou, antecipando as modificações do Fusca com o vidro traseiro oval.

Os Fuscas fabricados de março de 1953 (primeiro chassi nº 1 - 454 951) até agosto de 1957 (último chassi nº 1 600 440) são conhecidos como Fusca oval. O novo vidro traseiro adicionou 23% a mais de visibilidade ao motorista.

A partir de agosto de 1957 o vidro traseiro do Fusca aumentou de tamanho. Saiu a forma oval e entrou o vigia quadrado. A visibilidade foi aumentada em 95% em relação ao vidro oval.

Acima percebe-se o ganho de visão com o novo vidro traseiro.

A evolução do vigia, entre 1950 e 1966.

A partir da segunda série de 1966, o vigia teve pequeno aumento no tamanho. Ganhou 20% a mais em sua visibilidade.

O vigia do Fusca fabricado entre agosto de 1957 e outubro de 1966 possuia três dedos de distância entre o vidro e o vinco do teto (observe foto acima).

A partir de 1966 essa distância diminui para um dedo. Manteve-se assim até a final da produção do Fusca no Brasil, ocorrida em 1996.

Para manter o Fusca sempre "atualizado" era comum, na época, trocar-se o vidro traseiro. Claro que exigia funilaria e, no mínimo, retoques na pintura. A mudança no vidro traseiro ocorria tanto do split para o oval ....

.... quanto do oval para o vidro traseiro quadrado. Os anúncios de serviços da troca do vigia da empresa alemã Joch (Eugen Joch, de Hannover).

Várias foram as modificações feitas na época no vigia do Fusca. Olhando hoje a foto acima, dá dó de ver tantos vidros traseiros raros jogados no ferro velho.

4 comentários:

  1. Nenhum de nós enxerga olhando pra frente e sim o que é mais prático no momento, e dessa forma, deixamos de preservar a história (seja do que for). Bela matéria e mais uma curiosidade, dentre tantas, revelada.
    Seu blog é uma verdadeira aula de história!

    ResponderExcluir
  2. amigo, as informações são tiradas de onde?!
    aqui no brasil não seria diferente os anos dos modelos split e oval?!
    já vi por aí, sobre a primeira série do 57 ainda ser split!!!
    aguardo contato.
    wagner cristiano hubner
    wchubner@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, todos os Fuscas 1957 já são com vidros traseiros ovais, o que aconteceu é que, no exterior em 1958 o Fusca já saiu com o vidro quadrado traseiro dos Fuscas até 1966 1ª série aqui do Brasil, porém, aqui, em 1958 ainda montavam Fuscas com carrocerias remanescentes de 1957 e somente em 1959 que aqui no Brasil o Fusca finalmente ganhou o vidro quadrado.

      Excluir
  3. tenho um fusca 62 vidro oval vendo tel 11 949167959

    ResponderExcluir