Fusca

Fusca

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CAIXA DE FÓSFOROS

As antigas caixas de fósforos ainda hoje possuem uma legião de colecionadores. A caixa de fósforo sempre foi muito usada, ainda mais quando na época em que não existia isqueiro ou fogão de acionamento elétrico. O fósforo foi uma revolução na humanidade. Você conseguia fogo apenas riscando o palito na caixinha. Apesar da tendência de desuso, a caixinha de fósforo ainda existe e é usada por muitas pessoas.

Na época do fusca era comum as concessionárias de veículos oferecerem as caixas como brinde a seus clientes. As caixinhas de fósforos com o fusca estampado são as mais raras.

Essas caixinhas de fósforos tinham o padrão tradicional, com o palito mais fino, que era "rasgado" da caixa para uso. Naqueles tempos, o uso do cigarro era mais comum. O motorista fumante precisava de uma caixinha de fósforos, de um isqueiro ou de um acendedor de cigarros. Para saber mais sobre acendedor de cigarros e o uso de fumo nos anos 50 e 60, acesse o link: http://www.opasgarage.blogspot.com.br/search/label/ACENDEDOR%20DE%20CIGARRO

Caixa de fósforos da concessionária alemã Mahag, de Munique, Alemanha. Anos 50.

No lado oposto da caixinha, a expressão "Gute Fahrt" (Boa Viagem) e o logo VW.

Fusca, Kombi e Fusca conversível, ladeados na caixinha.

Outra caixa da concessionária alemã Heirich Link O.H.G. "Dienst" quer dizer concessionário autorizado.

Acima, caixinha de fósforos com o fusca estampado na coluna Rarest of the Rare (Raro dos Raros) da Edição de Julho da Revista americana Hot Vw's.

Um comentário:

  1. Que bacana, na minha Brasília tenho uma da Zilomag, que comprei em uma feirinha de antigos em Santos. Grande abraço.

    ResponderExcluir