Fusca

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sábado, 20 de outubro de 2012

COMUTADOR DE LUZ ALTA E BAIXA

Dirigir à noite exige habilidades extras do motorista. Boa visão, reflexos em dia, cautela e controle dos comandos do veículo são essenciais para uma direção segura.

No Fusca, até meados dos ano 60, o comutador de luz alta e baixa era localizado ao lado do pedal de embreagem. O motorista utilizava-se do pé esquerdo para acionar a luz alta/baixa dos faróis.

A partir de 1967, o interruptor da luz alta/baixa sai do pé ...

 ...e a vai para a chave de seta, com a adição de uma tecla para sinalização de luz alta nas ultrapassagens e cruzamentos.

Antes, porém, dessa modificação feita pela VW, essa tecla na chave de seta já era oferecida no mercado como acessório, que podia ser instalado nos Fuscas a partir da segunda série de 1959, ocasião que se introduziu uma nova chave de seta junto com um novo volante (conhecido como cálice).

 Detalhe da tecla de luz alta/baixa.

Manual de instalação da tecla na chave de seta. Fabricado pela empresa alemã SWF.

Continuação do folder de instalação da tecla da chave de seta.
  
Nos anos 50 e 60 desenvolveu-se um pedal que era sobreposto no comutador, visando facilitar o acionamento da luz alta/baixa.

Era feito pela empresa americana Huncler Products Inc. Roanoke Ind. e custava, na época, U$ 1,49.

Comercialmente, o produto foi batizado e E-Z DIM'R.

O pedal possui alma de ferro, revestido de borracha, o que o tornava bastante firme, permitindo o acionamento do comutador a partir de um toque na base do pedal. Sua instalação era bem simples: bastante encaixá-lo no comutador (veja buraco redondo acima).

O pedal do comutador facilitava o acionamento pois o motorista - principalmente se fosse uma delicada dama - não precisava esticar tanto a perna para alcançar o comutador. Além disso, por causa do emborrachado do pedal, evitava que o pé escorregasse do comutador em dias de chuva. Comodidade e segurança, eis a razão de existir desse acessório.

Pedal instalado no comutador do Fusca.

Pedal no comutador em um Fusca 1950.

Havia uma outra versão desse acessório, que podia ser feito de borracha ou de material plástico, que tinha por função evitar o deslizamento involuntário do pé do motorista e aumentar a área de contato com o comutador, tornando mais segura e confortável a troca. Veja o detalhe do logo VW no centro do acessório. Obviamente, havia outros modelos, inclusive em cores.

4 comentários:

  1. Preciso de uma chave de seta com esse botão urgente^^

    O meu 68 tem uma chave genérica preta...

    E a que tu postaste Opa, são um charme só^^

    Esse acessório de acionar com o pé, mostra que a criatividade em criar acessórios, andava lado a lado dos VWs^^

    A fábrica fazia e alguém melhorava!^^

    Fantásticos posts!^^

    Grande abrax!^^

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  2. Essa chave de seta com essa tecla hoje deve ser mosca branca de olho azul dando um duplo mortal carpado e cantando "99% anjo mas 1% vagabundo". :D :D :D :D

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  3. Legal, consegui um deste redondo pro meu oval . . .

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