Fusca

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terça-feira, 23 de outubro de 2012

LOGOTIPO VW


Uma das maneiras de se observar o nível de originalidade de um Fusca é ficar atento à existência do logotipo VW ou VW/Audi nas partes e peças do veículo. Existiram 3 tipos de logotipo:

1) VW; 
2) B+VW (a letra "B" é de Brasil); 
3) VW+AUDI (utilizado somente a partir de 1975).

Excetuando-se o chassis e a carroceria, quase todas as peças do Fusca tem algum logotipo da VW. É só procurar! A existência desse logo denuncia a integridade do veículo e o capricho do dono em manter, nos mínimos detalhes, o carro original.

Junto com o logotipo de VW pode haver o número da peça (part number), normalmente iniciado com os números 111 (fusca standard) ou 113 (fusca luxo ou modelo exportação). Na prática, contudo, a VW utilizou indiscriminadamente ambas as numerações nas partes e peças independentemente do modelo do Fusca. Às vezes, além do logo VW e do número da peça pode-se perceber, também, o logo do fabricante (Arteb/Hella, Haga, Bosch, Hella. PUC, BUM, Forin, Polimatic, Hassia, Atlas, etc.).


Apesar da VW ter adquirido a Audi em 1966, somente a partir do ano de 1975 as peças utilizadas na montagem do fusca passaram a receber o logo VW/Audi. Todavia, muitas peças continuaram a ter somente o logo VW. O logo VW/Audi é mais visível nos vidros e, a depender do ano, nas rodas do fusca. 

Portanto, cuidado ao restaurar um fusca! Não misture, tanto quanto possível, peças fabricadas em períodos diferentes. Já deparei-me com uma restauração primorosa feita num Fusca dos anos 60, porém com dois ou três vidros com o logo VW/Audi. Adiante exemplo de algumas peças de fusca com o logo VW insculpido:

Vidros.

Vidros (a adição do logo da Audi ocorreu a partir de 1975).

Logo VW na parte central da lâmina do pára-choque dianteiro e traseiro (fuscas até 1ª série de 1970).

Logo B VW na lâmina do pára-choque dianteiro e traseiro, localizado próximo ao suporte do pára-choque (fuscas a partir da  2ª série de 1970). Importante: os Fuscas da era Itamar não tinham o logo VW na lâmina do pára-choque. A VW utilizou nos Fuscas Itamar pára-choques da marca Belfex.

Coifa do semi-eixo (part number 111.501.151).

Maçaneta interna (part number 113.837.583)

Caixa de câmbio (part number 113.301.102)

Farol Bosch, 1950-1959.

Logo B VW na lingueta do aro do farol olho de boi, ladeado pela nome do fabricante, no caso ARTEB/HELLA.

Friso do painel em antimônio (part number 113.853.241).

Buzina do volante corcunda (fuscas 56-59).

Parafuso de fixação da caixa de câmbio.

Trinco do capuz dianteiro (part number 111.823.509).

Roseta da maçaneta interna (part number 111 ou 113.837.235)

Fechadura do capuz dianteiro (part number 111.823.507).

Braço do limpador do pára-brisa.

Lente da bananinha vincada.

Suporte da bananinha (part number 111.953.021).

Grade da buzina.

Máquina de levantar o vidro da porta.

 Batente de proteção do pára-choque (fuscas até 1ª série de 1970).

Batentes de porta (part number 111.837.035 e 036).

Lente do pisca-pisca (pisca fininho, part number 111.953.161).

Carcaça do pisca-pisca fininho. Part number 113.953.163.

Nariz de placa do fusca oval (1953-1957).

Carcaça da lanterna traseira (1950-1952).

Lente da lanterna traseira (fuscas 1962-1974).

 Cinzeiro traseiro.

Capa do Estribo (part number 11.821.532).

Torneirinha (fuscas até 1ª série de 1961).

Borracha de porta aba larga (part number 113.831.122).

Guarnições do suporte e tubo do pára-choque (fuscas até 1ª série de 1970). Part number 111.707.197.

Filtro de ar (part number 113.129.611). 

Rodas.

Velocímetro.

Ignição. 

Plafonier (luz de teto).

Reservatório do esguicho d´água.

Polia do motor.

Guarnição do limitador de porta.

Tubos de descarga do escapamento.

Base do respiro do óleo.

Alavanca do freio de mão.

Borracha do suporte do canote de direção.

Suporte do emblema do capuz dianteiro.

Emblema do capuz dianteiro.

Carvãozinho da Buzina para fuscas até 1a. série de 1959. O logo VW está na tampa.

Suporte superior de fixação do pára-choque.

Poleiro do pára-choque.

Quando for procurar alguma peça original, é possível de você encontrar o logo VW e a numeração da peça raspados. Veja foto acima de uma maçaneta de porta. Os fabricantes usavam desse artifício para poder vender essas peças no mercado paralelo, uma vez que a VW não permitia a comercialização de suas peças fora da rede de concessionárias com o uso de sua marca. 

2 comentários:

  1. Quando eu tinha meu Fusca, no final da década de 90, início dos anos 2000, cheguei a comprar numa casa de autopeças algumas peças com o logo VW por exemplo a "unha' do acabamento dos "PQP" que ficam nas colunas das portas do Fusca.

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