Fusca

Fusca

sábado, 20 de outubro de 2012

O CAMPEÃO DO MUNDO!

 O dia 17 de fevereiro de 1972 foi uma data especial para a Volkswagen: finalmente o fusca superara a marca de produção do Ford T, que foi produzido entre 1908 e 1927.  Foram necessários fabricar 15.007.034 fuscas para alcançar essa façanha. Rudolph Leiding, então manager da VW alemã, comandou o evento para comemorar marca tão expressiva. A grande atração do dia foi o lançamento do Fusca Série Especial chamado de "Welmeister" ou "Campeão do Mundo". A Volkswagen bateu um recorde que, supunha-se, dificilmente seria quebrado.
Acima, um funcionário da linha de montagem segura um Ford Modelo T, ao lado do Fusca Weltmeister (pronuncia-se véltmaista, com o "l" bem pronunciado). 
Catálogo de lançamento do Fusca Campeão do Mundo. Já da série 1302.
Foram produzidas apenas 6.000 unidades do modelo, todos na cor chamada de azul maratona metálico. Por causa do nome da cor, essa série ficou conhecida como Fusca Maratona. O interior era em veludo preto.
 No Museu da VW em Wolfsburg encontra-se exposto um Fusca Weltmeister. Esse fusca possuia motor de 1584 cm3 e 50 hp e era vendido na época por 6.930 marcos alemães.
Detalhe do interior do painel do Fusca Weltmeister. 
  Além da cor exclusiva, o Fusca Weltmeister tinha rodas exclusivas, feitas pela empresa alemã Lemmertz, que vinham com calotas centrais cromadas. A roda era feita em aço prensado, com dez raios, de cor prata, com uma inserção central preta.
O comprador do Weltmeister recebia uma série de lembrancinhas: certificado exclusivo, livretos e um medalhão, numerado sequencialmente de 1 a 6.000. 
Além disso, a VW lançou um adesivo exclusivo, em comemoração à marca de 15.007.034 de fuscas produzidos no mundo. 
 Também recebia um chaveiro exclusivo.
Acima, o Ford modelo T, o fusca, e o medalhão comemorativo.

 Detalhe da medalha, que vinha num estojo exclusivo.

Estojo com a medalha do Weltmeister. Cada medalha tinha numeração própria. Podia ser guardada assim pelo proprietário ou ser afixada no painel como na foto acima.

Certificado que o proprietário recebia junto com o Fusca. Nome do felizardo, data da compra e numeração da série (no caso 1.101 de 6.000 unidades).

4 comentários:

  1. "Acima, um funcionário da linha de montagem segura um Ford Modelo T"

    Quase não foram irônicos nessa comemoração! Hehe^^

    A Ford, que desdenhou do Fusca, deve amargar até hoje essa data!^^

    Muito show o Weltmeister e os detalhes^^ A cor também é linda^^

    Postagem sensacional!!!

    (Cadê os emoticons de aplauso?^^)

    Abrax!^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Henry Ford foi apresentado ao projeto do Fusca e ele disse: "Não vale um níquel", sem contar os ingleses que tem recalque até hoje a respeito do Fusca por também terem rejeitado o projeto do mesmo.

      Excluir
  2. Gostaria de saber o cod dessa cor...

    ResponderExcluir
  3. O Código é L96M, Metallic silver/blue.

    ResponderExcluir