Fusca

Fusca

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PESCANDO DE FUSCA!

Homem pescando à beira do Rio Aller, ao lado da Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. Foto de 1959.

Apesar de nem todos gostarem, o homem, de um modo geral, aprecia a pesca. É um momento só dele, onde as preocupações do dia-a-dia são, por algumas horas, esquecidas. É quase uma terapia.


Depois de esperar ansiosamente pelo fim de semana, o pescador arruma os apetrechos necessários, pega seu Fusca e parte para a aventura! Se o acesso ao rio permitir, há algo mais prazeroso do que pescar, calmamente, em cima de um Fusca conversível?  

A pescaria só será melhor se uma bela dama compartilhar esse momento especial com você.

Contar aos amigos os peixes graúdos que (supostamente) pescou faz parte do ritual da pesca.

Para facilitar o transporte das varas de pescar, fabricou-se, no Brasil, um porta-caniços, também chamado de suporte para vara de pescar.

Era fixado por sucção no teto do Fusca e, por pressão, na calha, por meio de um botão giratório lateral.

Uma vez instalado no teto, os caniços eram fixados entre os dois suportes por meio de uma tira plástica, que ficava em cima do apetrecho.

Instruções para colocação: "Para que as ventosas do Porta-Caniços Emifran tenham boa aderência, é necessário que o teto do seu veículo esteja bem limpo. Passe um pano úmido no local a ser instalado. Coloque o Porta-Caniços entre a calha e o fixador. Faça uma pressão para que as ventosas fiquem bem aderidas ao teto. Ajuste bem o fixador. Boa Pescaria".

O acessório foi feito pela brasileira EMIFRAN Indústria de Artefatos Plásticos e Metalúrgicos Ltda e possuia, na embalagem, a foto de um Fusca, que demonstrava como os suportes eram fixados no teto. A empresa EMIFRAN foi fundada em 1967 e começou produzindo acessórios automobilísticos feitos em plástico injetado e cromado. A razão social da empresa é um acrônimo do nome dos sócios fundadores da empresa, EMÍLIO e FRANCISCO. A empresa existe até os dias de hoje (http://www.emifran.com.br/).

Anúncio da EMIFRAN de maio de 1968.

Um dos primeiros produtos feitos pela EMIFRAN nos anos 60 foram as molduras de placas que equiparam o Fusca. Era um acessório quase que obrigatório. Surgiram, depois, outros produtos tais como botões de painel, manopla para freio de mão, lanternas coloridas e aros de faróis.

Um dos acessórios mais antigos feitos pela EMIFRAN ...

... foi um spotlight (caça-mulata) conjugado com espelho retrovisor externo instalado no pino de porta do Fusca.

A lente do caça-mulata denuncia o fabricante: EMIFRAN.

Anúncio da EMIFRAN de novembro de 1979.

 Outro acessório feito pela empresa foi a Lanterna de Emergência, que podia ser guardada no porta-luvas no Fusca. Funcionava em 12v, ligada à corrente elétrica do veículo ou no acendedor de cigarros. 

 Possuia tampa vermelha,  o que permitia que a lanterna funcionasse também como sinal de alerta no caso de alguma pane ou acidente.

 Possuia 3,5 metros de cabo, proporcionando ótima versatilidade no  uso da lanterna.


Com a crise do petróleo desencadeada nos anos 70, o mercado de automóveis retraiu, o que obrigou a EMIFRAN a fabricar produtos voltados ao segmento da pesca. A empresa desenvolveu o primeiro estojo de pesca injetado do Brasil e, por conta do sucesso do produto, ampliou sua linha de estojos e acessórios de pesca esportiva e artigos náuticos. Hoje é líder desse segmento de produtos no Brasil.

4 comentários:

  1. Quero um igual!!!

    Odeio pesca...(Sou um tremendo pé frio) Porque não pego nada!XD

    Mas adoro pescar!^^

    Explico:

    Quando se vai de pesca, a comida fica mais gostosa, a bebida mais saborosa e descanso mais revigorante!^^

    Daí que quando tenho essa oportunidade, fico "dando banho na minhoca" mas de olho no fogo de chão, no café de cambona, no arroz carreteiro...^^

    DILIÇA!XD

    Não conhecia o acessório!^^

    valeu por mais um post Excelente!^^

    Abrax^^

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela reportagem! Tenho um porta-caniços desses até hoje e funcionando!!

    ResponderExcluir
  3. "Escuridão vai bem com mulher, com automóvel não."

    Hahahahahahahahaha, as feministas piram... :D :D :D :D

    ResponderExcluir
  4. Tenho um porta caniços desses da emifram novo na embalagem!!Estou vendendo interessados entrar em contato pelo email will.alexandre@hotmail.com

    ResponderExcluir