Fusca

Fusca

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

VISUALIZADOR DE SEMÁFORO


  É comum, até mesmo nos dias atuais, o motorista ter dificuldade de enxergar o semáforo, principalmente quando for o primeiro da fila aguardando o sinal verde e não houver os semáforos laterais de meia altura.

 Para minimizar os naturais contorcionismos do motorista para ver se o sinal abriu, desenvolveu-se, nos anos 40, um visualizador de semáforo, instalado próximo ao pára-brisa do veículo. 

O curioso acessório funciona pelo sistema de refração de luz, ou seja, o motorista posiciona o visualizador de modo que possa enxergar as luzes do semáforo sentado em posição adequada e confortável.

O visualizador foi criado, também, para minimizar a pouca visão que motorista tinha quando era instalado um pára-sol externo (sun visor), algo muito comum nos carros dos anos 30/50. Esses primeiros pára-sóis eram feitos em metal, o que dificultava ainda mais a visão do semáforo por parte do motorista.

Obviamente que o fusca não se furtou dessa moda de época. Assim, indubitavelmente cai bem no besouro a instalação de um visualizador de semáforo.


Entre os diversos modelos existentes na época, o mais apropriado para uso no fusca é aquele fixado no vidro do pára-brisa, por meio de uma borracha de sucção. A empresa THE FULTON COMPANY, sediada em Milwaukeee, maior cidade do estado de Wisconsin, USA. tem um modelo bem interessante, adequado para uso no Volkswagen Sedan. "Mantém a luz dentro do seu campo de visão".

Acima, você pode perceber, na prática, o uso do visualizador. Na foto, olhando para o teto, não se vê a lâmpada acesa. Todavia, no visualizador, percebe-se perfeitamente a luz acesa. É desse modo, por meio da refração da luz, que o motorista vê as luzes do semáforo.
  
Existiram vários modelos; todos, porém, feitos de acrílico com base de metal ou borracha.

Para cada modelo de veículo havia um visualizador próprio, fixados de maneira diferente.

Modelo de visualizador na marca SPOTSY, americana.

5 comentários:

  1. Salve Rudnei Junkes,
    Este visualizador de semáforos é muito interessante mesmo.
    A criatividade não tinha limites mesmo.
    Parabéns por todas estas descobertas que você coloca à nossa disposição!!!
    Um abraço
    Alexander Gromow

    ResponderExcluir
  2. Afinal, o que já não inventaram ao longo desses anos dourados?
    Genial, e parabéns por mais essa descoberta!

    ResponderExcluir
  3. Postagem sensacional!^^

    Eu não fazia ideia, mais uma vez, de um acessório tão útil!^^

    (UAU! Alexander Gromow no comentário acima!^^)

    Abrax!^^

    ResponderExcluir
  4. Então esse acessório era uma espécie de lupa para aumentar o semáforo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Acima, você pode perceber, na prática, o uso do visualizador. Na foto, olhando para o teto, não se vê a lâmpada acesa. Todavia, no visualizador, percebe-se perfeitamente a luz acesa. É desse modo, por meio da refração da luz, que o motorista vê as luzes do semáforo.

      Excluir