Fusca

Fusca

terça-feira, 13 de novembro de 2012

DEFLETOR DA CAIXA DO AR QUENTE

O sistema de ar quente do fusca, além de - obviamente - aquecer o interior do veículo nos dias mais frios,  ajudava desembaçar o pára-brisa.

  Visando otimizar essa função, a empresa americana YORK ACCESSORIES SALES, da cidade de York, Pennsylvania, Estados Unidos, criou um defletor para controlar o volume de ar quente que era direcionado ao pára-brisa do fusca.

 Para tanto, o defletor era instalado nas aletas de saída do ar quente localizadas nas caixas de ar do fusca. E o melhor: você não precisa fazer nenhum buraco nas caixas, uma vez que os defletores ficavam fixados na caixa de ar por conta de um ímã localizado na parte de trás do apetrecho. Coloca-se o defletor por trás da passadeira lateral e move-se a peça lateralmente para cobrir total ou parcialmente a saída do ar quente. Menos ar saindo das caixas significa mais ar quente saindo junto ao pára-brisa, reduzindo o tempo de desembaçamento.

Os defletores foram feitos especialmente para serem utilizados no fusca.

Detalhe de que o produto tem patente requerida. O botão originalmente vinha na cor preta.

Perceba o ímã localizado na parte de trás do defletor e a curvatura do defletor que permitia um encaixe perfeito nas caixas de ar.

 Obviamente, para os fuscas dos anos 60, o botão marfim ficaria mais harmonioso.

A peça instalada em um fusca 1962: impede a saída do ar quente das caixas, direcionando-o, com maior intensidade, para o painel.

 O defletor semi-aberto: apenas parte do ar quente sai das caixas. 

Folder do produto.

7 comentários:

  1. Muito joinha!^^

    Mais uma que aprendo!^^

    Abrax^^

    ResponderExcluir
  2. Que maluco nunca vi esse acessorio. Bem loco!! Legal que vc tirou foto com ele montadinho e tal
    Vou acompanhar esse blog, muito show.

    ResponderExcluir
  3. Engenhoso... pois os "trilhos" desse defletor era o próprio carrapatinho.

    ResponderExcluir
  4. Queria saber uma coisa, pois estou montando um 1973 1° semestre e como em 73 era um opcional queria ver se alguém pode me informar de como era sem o sistema do ar quente... Se havia a borboleta de abrir ou não... se ficava os tubos para as muflas, etc... Meu projeto depende disso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, o Fusca sem ar quente não tem as caixas de ar com as aletas de saída de ar próximas do pedal e do pé do passageiro. Além disso, não tem a roseta (ou borboleta como vc prefere). tbem não tinha as mangueiras do ar quente que saia da capelinha do motor.

      Excluir
  5. Vi na foto do fusca 73 2° semestre ( o qual ja havia os moldes das entradas de ar no painel) que não tem o sistema de ar nas caixas de ar.. Isso seria uma luz no fim do túnel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue link da foto http://opasgarage.blogspot.com.br/2015/11/grelha-do-capo-dianteiro.html

      Excluir