Fusca

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domingo, 25 de novembro de 2012

MARCADOR DE COMBUSTÍVEL MOTOMETER

Anúncio de maio de 1956.
  
Como os leitores deste blog sabem, o Fusca não tinha marcador de combustível até meados de 1961. Para suprir essa deficiência, diversas eram as marcas  disponíveis no mercado, tais como a DrägerBeck, VDO, ou a econômica e menos tecnológica Régua.  A alemã Motometer também disponibilizou um marcador de combustível para o Fusca.

O marcador de combustível da Motometer podia ser instalado sozinho no painel do Fusca ou em conjunto com o Painel Rallye, utilizado nos Fuscas ovais (acima, é o primeiro instrumento à esquerda).

Os primeiros marcadores de combustível feitos pela Motometer para o Fusca remontam ao início de 1950. Acima, modelo para ser instalado na coluna de direção do Fusca split, com o grafismo combinando com o velocímetro marron.

 A Motometer fabricou também um outro modelo de marcador de combustível.

 No mesmo instrumento que marca o nível de gasolina havia outra funcionalidade: o medidor de temperatura do óleo do motor. Por essa razão, a Motometer denominou esse produto de 2x1. Ou seja: um único relógio tinha dupla função: medir o nível de combustível que havia no tanque e medir a temperatura do óleo do motor. Além disso, quando o combustível chegasse na reserva, acendia-se uma pequena luz vermelha no instrumento.
  
 Esse medidor podia ser utilizado tanto no Fusca oval quanto nos Fuscas fabricados a partir de agosto de 1957. Nesse caso, a Motometer fornecia a gradinha com o diâmetro correto (52mm) para instalar o instrumento.

 Na caixa original Motometer, a referência de que o produto era "para seu Volkswagen" e que se trata de um modelo 2x1.
 O modelo 2x1 da Motometer instalado em um Fusca 1960.
 Manual de instalação do Motometer 2x1.
 O manual era escrito ainda em máquina de datilografia.
 O folder de instalação acima é datado de fevereiro de 1959.
A bóia servia nos tanques de Fusca fabricados a partir do modelo 56.

 Outra variação do modelo era o 3x1: marcador de combustível, medidor de temperatura de óleo e amperímetro num único instrumento.
 Anúncio de agosto de 1957.

Acima, percebe-se o anúncio do 3x1 instalado no painel de um Fusca oval.
 Anúncio de março de 1958.
Anúncio de novembro de 1957.
 Anúncio de junho de 1958.
 Anúncio do instrumento de catálogo de acessórios do final dos anos 50.
 Instalado em um Fusca.

 Com o instrumento 3x1 o motorista tinha ótima noção das condições de funcionamento do motor, da bateria e, principalmente, do nível de combustível. 

3 comentários:

  1. Q top showww de bola esse marcadores, de fica babando na tela.

    Abraço Chrys

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  2. E esse marcador redondo combina mais com o Fusca que o quadrado original.

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  3. será que consegue ainda esse marcador?

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