Fusca

Fusca

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SACADOR DE CALOTA

Tirar a calota do Fusca com a ferramenta adequada é sempre recomendável. Nada de tentar tirá-la com uma chave de fenda, você poderá arranhar a calota. O modelo de sacador de calota da foto acima era um acessório de época e tinha tripla função: 1) sacar com segurança a calota do Fusca, utilizando os dois buraquinhos da calota, feitos especialmente para essa função; 2) por ser guardado, quando não em uso, no suporte do macaco, evitava o acúmulo de sujeira no local, e 3)  angariava beleza e elegância ao besouro.

Observe o sacador instalado no suporte do macaco.

 Antigo suporte do macaco do Fusca, utilizado nos anos 50/60. O sacador ficava encaixado no buraco.

Quando o motorista precisasse trocar um pneu, por exemplo, o macaco se encaixará no suporte sem problemas.

Antigamente, por causa da falta de estradas pavimentadas, principalmente no interior, era comum o acúmulo de lama no buraco do suporte do macaco. Esse tipo de sacador de calota deixava o local sempre limpinho.

Acima, anúncio do sacador de calota de maio de 1956, da empresa B. Schäfer und Co, chamado de Schäfer-Kralle.

O sacador em catálogo de acessórios de época (americano, anos 60). Além da base cromada, era oferecido em cores, como preto, prateado e bege. 

O sacador de calota na caixinha original. Anos 50.

Detalhe da caixa original. Era um acessório feito exclusivamente para o Fusca. 

Na Alemanha e EUA, o sacador de calota chegou a ser oferecido como acessório oficial VW nas concessionárias da época. 

Acima, foto de um par de sacador à venda num encontro de carros antigos no sul do Brasil. O vendedor referiu-se ao acessório como "pata de urso".

 Detalhe do sacador de calota instalado no Fusca.

Quando for trocar o pneu do Fusca, esteja preparado! Seu Fusca irá agradecer se estiver com as ferramentas adequadas.

2 comentários:

  1. Mais um belo acessório bem pensado para o fusca (um carro também muito bem pensado, por excelência). Só lamento por dois inconvenientes. Primeiro, a raridade do equipamento e por fim, principalmente, pela facilidade de qualquer vagabundo, hoje em dia, roubá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era isso que eu ia dizer... hoje caboclo ia roubar esse equipamento, mas até ai é só carregar esse saca calota dentro do porta malas do Fusca numa caixa de ferramentas, pois tirar a calota com chave de fenda arranha a calota e a roda também.

      Excluir